Na manhã de ontem (21), foram realizadas as finais dos jogos de mesa da 28ª Olimpíada da Terceira Idade de Joinville. Cerca de 40 pessoas se reuniram na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Joinville (AAPJ) para as decisões da canastra e do dominó. Na terça-feira (20), foram realizadas as finais do general e do truco.
No dominó, as equipes campeãs foram 0 Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), no naipe masculino, e a AAPJ, no feminino; já no general, os títulos ficaram com o Saber Viver (masculino) e Sesc (feminino); a canastra foi dominada pelos grupos Saber Viver (masculino) e pela AAPJ (feminino); e ainda, no truco, o Saber Viverno garantiu mais um ouro com os homens, enquanto CCMI faturou o primeiro lugar no feminino.
A aposentada Maria Poffo, de 64 anos, representando o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), repetiu o feito do ano passado e faturou mais uma medalha de ouro no truco. Em 2018, a aposentada conquistou ainda a terceira posição no dominó e a segunda colocação na canastra.
E apesar de colecionar vitórias ao longo dos mais de 10 anos que disputa as olimpíadas, Maria defende que a prioridade não está em vencer, mas em conhecer pessoas diferentes e conquistar novos amigos.
O importante é você participar, e não ganhar. Tem que aproveitar, fazer amizades, porque daqui a gente não leva nada. Tem gente que fica com raiva porque perdeu o jogo, mas é assim, né, alguém tem que ganhar – comentou.
Quem também esteve presente foi a rainha Lili Marlene Tank, coroada no dia 11 de julho. Lili participa do mesmo grupo há 44 anos e iniciou sua participação quando o grupo reunia apenas mães de alunos da Escola Municipal Professora Anna Maria Harger. Com o passar do tempo, porém, o grupo foi se redesenhando e hoje se tornou o Grupo da Terceira Idade Fazendo Artes do Guanabara, o qual Lili coordena há oito anos. Apesar disso, Lili conquistou a coroa representando o grupo Mexa-se da Arena, onde participa há seis anos.
Pela primeira vez em um concurso de beleza, aos 70 anos ela deixa transparecer o que conquistou os jurados e lhe presenteou com a coroa: o riso fácil e a simpatia.
“Eu tirei de letra (rss). Perguntaram ‘a senhora desfila, já desfilou?’, e eu disse não, eu desfilo todo dia porque eu caminho (rss). Foi assim que eu ganhei”, lembra a rainha aos risos. “Pra mim ainda é novidade, não me acostumei com isso”, completou.
A competição, organizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Sesporte, é considerada a maior do segmento na cidade, e uma das maiores de Santa Catarina. O evento reúne cerca de 300 homens e mulheres nascidos a partir de 1964, que completam 55 anos até o fim de 2019. O objetivo é promover interação, estimular a participação na sociedade e criar uma opção de lazer e recreação para os idosos da cidade.
Durante os 14 dias de competições, que vão até o dia 29 de agosto, além dos jogos de mesa, serão disputados dança de salão, dança coreografada, bocha, tênis de mesa, peteca e prova cultural, além de um mix de modalidades de quadra, como basquete, vôlei, futebol e handebol.
PROGRAMAÇÃO
22 e 23/8 – Bocha Masculina e Feminina, manhã e tarde – no Centro de Treinamento (CT) Ivo Varella, na rua José Elias Giuliari, 316, Boa Vista
23/8 – Peteca e voleibol, às 9 horas – no CT Ivo Varella
27/8 – Jogos Olímpicos (mix de modalidades), às 9 horas – no CT Ivo Varella
27/8 – Prova Cultural e Tênis de Mesa, às 13h30 – na Associação Joinvilense de Tênis de Mesa, na rua José Elias Giuliari, 255, Boa Vista
28/8 – Argola, às 9 horas – no CT Ivo Varella.
29/8 – Cerimônia de encerramento, premiação, baile, Dança de Salão e Dança Coreografada, às 13h30 – na Liga da Sociedade Joinvilense, na rua Jaguaruna, 100, Centro
Edição: Thiago Borges