Connect with us

Sesporte

28ª Olimpíada da Terceira Idade conhece os campeões dos jogos de mesa

Foto: Secom/Prefeitura de Joinville

Na manhã de ontem (21), foram realizadas as finais dos jogos de mesa da 28ª Olimpíada da Terceira Idade de Joinville. Cerca de 40 pessoas se reuniram na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Joinville (AAPJ) para as decisões da canastra e do dominó. Na terça-feira (20), foram realizadas as finais do general e do truco.

No dominó, as equipes campeãs foram 0 Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), no naipe masculino, e a AAPJ, no feminino; já no general, os títulos ficaram com o Saber Viver (masculino) e Sesc (feminino); a canastra foi dominada pelos grupos Saber Viver (masculino) e pela AAPJ (feminino); e ainda, no truco, o Saber Viverno garantiu mais um ouro com os homens, enquanto CCMI faturou o primeiro lugar no feminino.

A aposentada Maria Poffo, de 64 anos, representando o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), repetiu o feito do ano passado e faturou mais uma medalha de ouro no truco. Em 2018, a aposentada conquistou ainda a terceira posição no dominó e a segunda colocação na canastra.

E apesar de colecionar vitórias ao longo dos mais de 10 anos que disputa as olimpíadas, Maria defende que a prioridade não está em vencer, mas em conhecer pessoas diferentes e conquistar novos amigos.

O importante é você participar, e não ganhar. Tem que aproveitar, fazer amizades, porque daqui a gente não leva nada. Tem gente que fica com raiva porque perdeu o jogo, mas é assim, né, alguém tem que ganhar – comentou.

Quem também esteve presente foi a rainha Lili Marlene Tank, coroada no dia 11 de julho. Lili participa do mesmo grupo há 44 anos e iniciou sua participação quando o grupo reunia apenas mães de alunos da Escola Municipal Professora Anna Maria Harger. Com o passar do tempo, porém, o grupo foi se redesenhando e hoje se tornou o Grupo da Terceira Idade Fazendo Artes do Guanabara, o qual Lili coordena há oito anos. Apesar disso, Lili conquistou a coroa representando o grupo Mexa-se da Arena, onde participa há seis anos.

Pela primeira vez em um concurso de beleza, aos 70 anos ela deixa transparecer o que conquistou os jurados e lhe presenteou com a coroa: o riso fácil e a simpatia.

“Eu tirei de letra (rss). Perguntaram ‘a senhora desfila, já desfilou?’, e eu disse não, eu desfilo todo dia porque eu caminho (rss). Foi assim que eu ganhei”, lembra a rainha aos risos. “Pra mim ainda é novidade, não me acostumei com isso”, completou.

Foto: Secom/Prefeitura de Joinville

A competição, organizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Sesporte, é considerada a maior do segmento na cidade, e uma das maiores de Santa Catarina. O evento reúne cerca de 300 homens e mulheres nascidos a partir de 1964, que completam 55 anos até o fim de 2019. O objetivo é promover interação, estimular a participação na sociedade e criar uma opção de lazer e recreação para os idosos da cidade.

Durante os 14 dias de competições, que vão até o dia 29 de agosto, além dos jogos de mesa, serão disputados dança de salão, dança coreografada, bocha, tênis de mesa, peteca e prova cultural, além de um mix de modalidades de quadra, como basquete, vôlei, futebol e handebol.

PROGRAMAÇÃO

22 e 23/8 – Bocha Masculina e Feminina, manhã e tarde – no Centro de Treinamento (CT) Ivo Varella, na rua José Elias Giuliari, 316, Boa Vista

23/8 – Peteca e voleibol, às 9 horas – no CT Ivo Varella

27/8 – Jogos Olímpicos (mix de modalidades), às 9 horas – no CT Ivo Varella

27/8 – Prova Cultural e Tênis de Mesa, às 13h30 – na Associação Joinvilense de Tênis de Mesa, na rua José Elias Giuliari, 255, Boa Vista

28/8 – Argola, às 9 horas – no CT Ivo Varella.

29/8 – Cerimônia de encerramento, premiação, baile, Dança de Salão e Dança Coreografada, às 13h30 – na Liga da Sociedade Joinvilense, na rua Jaguaruna, 100, Centro

Edição: Thiago Borges

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em Sesporte