Ainda sem vencer no estadual, o Joinville visita o lanterna Atlético Catarinense nesta quinta-feira, em Florianópolis, pela sexta rodada. Na zona de rebaixamento, o Tricolor tem seis jogos para afastar o fantasma da Série B e buscar a classificação no campeonato.
Pra isso, precisa pontuar mais. Diante do Barra, no último domingo, em casa, o Tricolor deixou passar uma grande oportunidade. O empate sem gols manteve o time na 11ª colocação. Se tivesse vencido, saltaria da desconfortável posição para o G8 – zona de classificação para a próxima fase. A mesma possibilidade o JEC tem pela frente agora, diante do clube josefense, no Orlando Scarpelli. Mas será que vai ser aproveitada?
– Eu encaro o copo sempre meio cheio. Sempre pelo lado positivo e isso independe da situação do adversário. Eu não considero que o jogo é mais fácil pela situação do Atlético Catarinense. Muito pelo contrário. Mas eu encaro todo jogo que a gente tem pela frente como essa possibilidade de virada (de chave). É um jogo que temos a possibilidade de nos colocarmos numa condição melhor e começarmos a analisar o campeonato de uma maneira diferente – destacou o técnico do JEC, Marcelo Martelotte, em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, no CT.
Martelotte fará apenas seu segundo jogo à frente do Joinville, que, após cinco jogos sem vitórias, igualou o início de campanha de 2022 como uma das piores do time na história. Só está atrás de 2019, quando a equipe alcançou o primeiro triunfo só na 8ª rodada.
Outra preocupação é com o sistema ofensivo. Diferente de 2019, o time marcou apenas um gol até agora. Lá, a equipe já havia balançado as redes seis vezes em cinco embates. Para o treinador tricolor, a falta de gols não é questão técnica, é psicológica.
– A gente precisa ter um time que crie mais desde o primeiro momento. E eu percebo que a questão principal hoje é emocional. A questão da confiança, de ter um pouco mais de ousadia no jogo. E quando falo isso, não falo só dos ataques especificamente. Estou falando do nosso time como um todo – disse Martelotte, responsabilizando todos os setores.
JEC e Atlético Catarinense se enfrentam a partir das 19h desta quinta-feira, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, protagonizam o encontro dos últimos colocados no Estadual. Com quatro pontos (quatro empates e uma derrota), o Tricolor é o penúltimo. Já o CAC é o lanterna com um tento apenas – são quatros derrotas e um empate até agora.
Texto: Thiago Borges