
Em contato com os clubes na noite desta quinta-feira, após a decisão do Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva de SC em acolher o ‘Caso Barra’, a Federação Catarinense de Futebol assegurou a manutenção da tabela do Campeonato Catarinense. Com isso, as semifinais, marcadas para este fim de semana, seguem conforme previstas.
A decisão foi comunicada ao quarteto envolvido na disputa. O JEC enfrenta a Chapecoense no domingo (9), às 17h, em Xanxerê. Já Santa Catarina e Avaí duelam no sábado (8), em Rio do Sul, às 17h45. O confronto é realizado em partida única. Em caso de empate, os finalistas serão conhecidos nos pênaltis.
Entenda o caso
O Barra entrou com uma ação no TJD-SC na semana passada, pedindo a impugnação da partida contra o Caravaggio, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense, e a paralisação do estadual. No jogo em questão, o Pescador foi às redes no último lance. O árbitro Bráulio da Silva Machado validou o gol e, após o apito final, anulou sem deixar claro a decisão. A vitória classificaria o time de Balneário Camboriú para as quartas de final e eliminaria o JEC.
Entretanto, o presidente do TJD-SC, Afonso Buerger Filho, depois de analisar o documento de 25 páginas anexado à ação, decidiu não reconhecer erro de arbitragem e rejeitou o processo, na última quarta-feira. A postura está alinhada com a posição da Federação Catarinense de Futebol, que alegou não haver quebra das regras pelo árbitro na anulação do gol e sim um erro técnico.
O Barra recorreu então ao Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva de SC. Em audiência na noite desta quinta-feira, o colegiado acatou a decisão do Pescador, com quatro votos a favor e dois contra. O órgão também aceitou o pedido pela não homologação do resultado do confronto no Estádio da Montanha. Dessa forma, a FCF não pode legitimar o empate em 0 a 0 e terá que aguardar os próximos passos.
O mérito da denúncia, se a arbitragem errou ou não ao retirar o gol nos acréscimos da partida em Nova Veneza, ainda será julgado. A tendência é que ocorra na próxima quinta-feira, dia 13 de março. O Pescador deseja a classificação no lugar do Joinville.
Esse recurso é um dos últimos passos nas instâncias estaduais antes de o caso poder ser levado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ou à Justiça Comum.
Texto: Thiago Borges
