Cerimônia realizada na tarde de sexta-feira (16) no ginásio Abel Schulz marcou a abertura da 28ª Olimpíada da Terceira Idade de Joinville, que envolverá 300 homens e mulheres com mais de 55 anos em jogos que se estenderão até o dia 29 de agosto. O evento contou com desfile dos grupos participantes, execução do Hino Nacional pela Banda do 62º Batalhão de Infantaria e juramento do atleta Rui Giesel, 73 anos, do Centro de Convivência da Melhor Idade.
Considerado o maior evento da cidade e um dos maiores de Santa Catarina voltado a um segmento de pessoas com mais de 55 anos, algumas na faixa dos 80, a Olimpíada da Terceira Idade de Joinville é disputada por equipes que integram dez grupos de atletas mais velhos.
Em sua fala aos participantes, o prefeito Udo Döhler elogiou o envolvimento dos idosos na competição.
Essa não é a olimpíada da terceira idade, nem da melhor idade. É a olimpíada da idade de ouro. Continuem dando o melhor de si, distribuindo saúde e exemplo aos mais jovens – declarou.
Realizada pela Secretaria de Esportes de Joinville, a Olimpíada da Terceira Idade tem como objetivo promover interação, estimular a participação na sociedade e criar uma opção de lazer e recreação para os idosos do Município.
As disputas começam na próxima segunda-feira, dia 19, com os jogos de mesa como canastra, dominó, general e truco, na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Joinville. Ao longo dos 12 dias de competições também serão disputados bocha, peteca, dança de salão, tênis de mesa, vôlei e prova cultural.
O secretário da Sesporte, Estevan Cattoni, enalteceu a proposta dos jogos de estimular a atividade física como forma de prevenção de doenças, assim como de aproximar as pessoas.
O esporte traz equilíbrio emocional, psíquico e bem estar físico, fatores de real importância para garantir boa qualidade de vida a todos, principalmente na terceira idade.
Edição: Thiago Borges