Na noite desta sexta-feira (8), o Nação Esportes realizou coletiva de imprensa no auditório Sebastião Machado para anunciar a mudança do projeto para a Araquari. Além da presença do presidente Tiago Reis e do principal investido do clube, Irineu Machado, o evento contou ainda com a participação do prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, entusiasta da mudança. O clube passa a chamar Nação Araquari.
Durante a coletiva, a diretoria do clube esclareceu que a ideia principal é focar na base e revelar jogadores. Em dado momento, o presidente do Nação chegou a afirmar que o clube não esperava disputar a Série A do Catarinense, mas que está “onde Deus queria que eles estivessem”. Porém, apesar da mudança de cidade, o Nação ainda mandará suas partidas em Joinville.
– Na realidade, a gente vai continuar a mandar os jogos em 2024 na Arena Joinville. Nós temos um contrato em vigência até o final do ano e a gente vai cumprir esse contrato. Previsão, sim, de mandar os nosso jogos tanto da Série A quanto da Copa Santa Catarina (na Arena) – afirmou Tiago.
Sobre o acordo firmado para que o clube seguisse mandando seus jogos na Arena Joinville, Tiago ainda afirmou que o Nação e o Joinville Esporte Clube assinaram um aditivo e que o primeiro aporte foi realizado em dezembro.
– Não foi feito um novo acordo, foi feito um aditivo ao contrato e que nós, sim, estamos ajudando o Joinville na manutenção do gramado, entre outras coisas que têm a necessidade de fazer. Já fizemos um primeiro aporte no mês de dezembro, a gente adiantou algumas parcelas, e será feito um outro aporte agora em janeiro para que o Joinville consiga finalizar todas as manutenções e a Arena venha a ser liberada – ressaltou o mandatário do Nação.
A mudança para Araquari
Desde o começo da última semana, o Nação sinalizava a mudança com o anúncio de novos patrocinadores localizados no município vizinho. Para o Clenilton Pereira, é de suma importância que a região tenha um segundo time na elite catarinense para fomentar ainda mais o futebol.
– Que o empresário entenda a importância disso também. Que ele ajude o JEC, que ele ajude o Nação Araquari. Porque um aqui ajuda o outro. Nós vamos ser rivais lá no estádio, mas nós somos parceiros na região – disse Clenilton.
A cidade pretende dar a estrutura necessária para que o Nação esteja, em breve, mandando seus jogos no município. Por enquanto, o prefeito acredita que em 2026 esteja tudo certo já que o próximo ano, por ser eleitoral, pode inviabilizar alguns investimentos.
– Esse atrapalho (ano eleitoral) acredito que ele não viabilize o estádio já para 25 pronto. Se não fosse ano eleitoral acredito que conseguiria, pelo menos a primeira parte, já para mandar jogos. Mas não vai faltar vontade e empenho. Nos primeiros dias do ano em Brasília, Florianópolis, buscando o máximo possível de recursos – concluiu o prefeito.
O Nação Araquari estreia no Campeonato Catarinense 2024 contra o Avaí no dia 21 de janeiro, às 19 horas, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. O primeiro jogo na Arena Joinville acontece no dia 25, quinta-feira, às 19 horas, contra o Barra.
Texto: Jota Amaral