Os campos do futebol amador de Joinville fizeram sua história. Como jogador ou fora deles, foi no mundo da bola que ele colecionou títulos e criou laços de amizade que transformaram Márcio de Oliveira, o Petróleo, um dos maiores zagueiros que passaram pelos gramados da cidade. Lutando contra o câncer, o ex-jogador veio a falecer na tarde desta sexta-feira, 10, em Joinville.
No seu tempo de jogador, dividiu conquistas e disputou contra nomes que hoje figuram em outros cenários do esporte. Entre tantos craques com quem Petróleo jogou, Neto Sprotte, atualmente jogador profissional de futsal no Jaraguá, foi um deles, que lamentou a morte do companheiro e amigo.
– Perdemos um grande homem, um grande cara. Jogamos e tive o prazer de trabalhar com ele também, de ser amigo dele fora das quatro linhas. Um cara sensacional, de uma generosidade ímpar. E acho que era grande virtude dele era ser generoso com todos. Colocava sempre outros na frente dele. Um cara batalhador, trabalhador, sempre humilde, sempre junto com a família dele – relembra Neto.
Entre tantas histórias dos quase 10 anos jogando e trabalhando juntos nos campos e também nas areias da Enseada, atuando pelo Caninha 101, Neto relembra do último encontro com Petróleo e reconheceu o grande campeão que ele foi.
– Eu dei uma abraço nele e fiquei emocionado no dia 6 de agosto, Dia do Senhor Bom Jesus, ele estava na procissão (em Araquari) e eu falei pra ele que o Bom Jesus iria curar. Não curou, mas nesse momento que ele estava passando foi bom para ele descansar. Dentro de campo um leão, um grande zagueiro, um dos maiores vencedores. Fomos campeões em Joinville, na Enseada, tive o prazer de jogar com ele várias competições pela Red Horse, pela Caninha 101. Jogamos municipais em Araquari, futebol suiço. Um grande cara, que vai fazer falta para o futebol amador. Sinto muito pela perda. O futebol perde uma grande pessoa – comentou.
Nas redes sociais, diversas homenagens e manifestações de carinho ao ex-jogador foram feitas por clubes e atletas. Em seu trabalho mais recente no mundo da bola, Petróleo estava atuando como auxiliar técnico da Serbi. Ao lado do técnico Júnior, ele queria mais e estava na busca por mais um título com a equipe em 2023.
No final da noite desta sexta, a Liga Joinvilense de Futebol (LJF) determinou que os jogos entre Serbi e ACM/Estacaville e entre América e Pirabeiraba, previstos para este sábado, 11, sejam realizados todos no domingo, 12, mantendo horário e locais.
O velório acontecerá na Capela Menino Jesus, no Itinga, e o enterrado será no Cemitério da Corveta, em Araquari. Ainda hão há informações sobre o horário.
Da redação.
Atualizado às 22h48.