O sonho do hexa em 2022 chegou ao fim nesta sexta-feira (9). Nos pênaltis o Brasil foi eliminado pela Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar de 2022. O adversário espera o vencedor da partida entre Holanda e Argentina.
Os primeiros noventa minutos foram difíceis. A seleção brasileira tinha dificuldades pelo meio, mas quando conseguia as aproximações e fazer o jogo coletivo levava perigo ao adversário. O lado direito dos croatas funcionava bem, principalmente com Juranovic ou com Modric aparecendo para armar.
Na prorrogação, com o jogo coletivo aliado a individualidade, o Brasil abriu o placar. Neymar tabelou com Rodrygo e com Paquetá, recebeu na área, driblou o goleiro e marcou o gol do 1 a 0 no fim do primeiro tempo do tempo extra. No segundo tempo da prorrogação a Croácia conseguiu chegar ao seu gol. A seleção perdeu a bola no campo ofensivo e o adversário aproveitou os espaços no contra-ataque. Petkovic finalizou em cruzamento de Orsic, a bola desviou no joelho de Marquinhos e Alisson não alcançou.
A disputa foi para as cobranças de pênalti. Rodrygo foi o primeiro a bater pelo lado brasileiro e parou no goleiro Livakovic. A Croácia converteu todas as suas cobranças. Marquinhos foi para a bola na quarta tentativa do Brasil e mandou a bola na trave. Final, 4 a 2 nos pênaltis e Brasil eliminado.
Tabu segue
A seleção enfrenta um novo tabu em Copas do Mundo. Desde 2006 que o Brasil não consegue superar um adversário europeu nas fases eliminatórias dos mundiais. Em 2006 caiu para França, em 2010 perdeu para Holanda, caiu para a Alemanha em 2014 e foi eliminado pela Bélgica em 2018.
Semifinal
Pela segunda vez consecutiva a Croácia estará entre as quatro melhores seleções do mundo, que volta a entrar em campo na próxima terça-feira (13), às 16 horas. O jogo será válido pela semifinal do Mundial do Catar e terá pela frente o vencedor do duelo entre Argentina e Holanda, que se enfretam ainda nesta sexta-feira (9).