Faltando três dias para a estreia do Joinville Esporte Clube na Copa do Brasil, muitos desconhecem sobre o Futebol Clube Atlético Cearense, equipe que será o primeiro adversário do Tricolor na competição.
O Atlético Cearense, anteriormente conhecido como Uniclinic, disputará uma competição nacional com o novo nome pela primeira vez. O time cearense terá no calendário de 2019, além do Campeonato Cearense da Série A, a disputa da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro da Série D.
Fundado em 1997, o Águia da Precabura como é conhecido, tem dois títulos estaduais em sua sala de troféus. No ano de 1998, um ano após sua fundação, já levantou o caneco do Campeonato Cearense da Série B. Em 2014, conquistou a terceirona do estadual.
Atualmente, o clube é um dos poucos no país a ter uma presidente mulher.
“É um grande desafio por estar empreendendo algo tão grandioso como é o futebol. Se a gente não tiver foco que do que está fazendo, acaba se perdendo nos holofotes. Porque tudo tem de estar voltado para o campo. É um desafio e estou gostando“, disse a presidente em entrevista ao Globo Esporte assim que assumiu o clube
A diretoria do clube sofreu grandes alterações quando o Águia foi arrendado pelo atacante Ari, de 33 anos, atualmente na equipe russa do Krasnodar. Ídolo no futebol russo, o gestor do Atlético Cearense foi um dos pilares para a troca de nome da equipe e ainda tem opção de compra do clube.
A equipe é comandado pelo técnico mais jovem do Brasil. Luan Carlos, de 26 anos, foi responsável por levar o time à Série D desta temporada após ficar com a 3ª colocação no Campeonato Cearense no último ano. Pouco conhecido no futebol nacional e com um curto período de experiência no Lokomotiv Moscou, da Rússia, o comandante tem como principal objetivo na temporada uma boa campanha no Brasileiro e avançar na Copa do Brasil.
Segundo colado na primeira fase do estadual, o Atlético entrou em campo em sete oportunidades até aqui. Foram quatro vitórias e três derrotas na competição. Com o resultado, a equipe se classificou para a próxima fase, onde joga contra o Ferroviário, atual campeão da Série D, no próximo domingo, dia 3, e deve entrar com a equipe reserva no confronto visando o jogo contra o JEC, na quarta.
O Atlético Cearense vem sofrendo com um grande número de lesões. O centroavante Rômulo, está praticamente fora da equipe. Já o principal jogador da equipe, Dudu Itapajé, com um estiramento na coxa, também preocupa e dificilmente entra em campo contra o Joinville.
- Provável Atlético: Arthur; Ronaldo, Martinez, Anderson Sobral, Elvis (Alex Barros); Fabio Leite, Daniel, Honda; Danielzinho, Zizu e Caio Cesár.
Joinville e Atlético Cearense está marcado para o dia 6, quarta-feira, às 21h30, no estádio Presidente Vargas, que tem uma capacidade de 20 mil pessoas.
A arbitragem será de Marcos Mateus Pereira, do quadro da CBF vindo do Mato Grosso, auxiliado por Eduardo Gonçalves Cruz e Ruy Cesar Lavarda Ferreira.
Texto: Gustavo Mejía
Foto: Divulgação/Atlético Cearense