A base do JEC voltou a campo neste sábado, em Itajaí, contra o Marcílio Dias, no Estádio Dr. Hercílio Luz. As partidas, válidas pela segunda rodada do Catarinense Sub 15 e Sub 17, e transmitidas ao vivo pelo Esporte Joinville, renderam uma vitória e um empate. Um saldo positivo fora de casa.
No primeiro jogo o Sub 15, comandado pelo técnico Juari, se recuperou da derrota na estreia e venceu o Marcílio por 3 a 1, de virada. Logo aos 11 minutos da primeira etapa o lateral esquerdo Samuel arriscou de fora da área e a bola encobriu o goleiro tricolor, Guilherme. Um golaço para o time da casa.
Mas a tônica do jogo mudou e depois do gol do Marcílio só deu JEC no jogo. E de tanto insistir as Crias do Morro chegaram ao empate aos 20 minutos com Kauã Soares. O atacante recebeu lançamento de Wesley e aproveitou para deslocar o goleiro Christian com um toque sutil na bola. Ainda na primeira etapa, o tricolor virou em pênalti convertido por Klock, deslocando o goleiro e fazendo como manda o manual, bola para um lado e goleiro para o outro.
Na segunda etapa o JEC continuou a controlar as ações do jogo e teve boas oportunidades de ampliar. Mas o terceiro gol só chegou aos 30 minutos. Em jogada pelo lado direito, Gabriel – que entrou muito bem na segunda etapa no lugar de Wesley – achou um espaço e chutou cruzado, no rebote Kauã só conferiu e sacramentou a vitória do Coelho.
O segundo jogo da tarde entre as equipes do Sub 17 começou tranquilo para o Coelho, que logo aos dois minutos criou boa oportunidade para abrir o placar. Mas as chances foram se acumulando e prevaleceu a velha máxima de que quem não faz, leva. E aos 35 da primeira etapa, após bobeada do zagueiro Thiago, a atacante Murilo abriu o placar para o Marcílio. O JEC ainda teve oportunidade de empatar, mas desperdiçou no último minuto com Adrian.
Se o JEC foi melhor em praticamente todo o primeiro tempo, quem voltou mandando no jogo foram os donos da casa. Em nova jogada infeliz da zaga tricolor, Ian se antecipou ao goleiro Brasil e ampliou o placar, anotando 2 a 0 para o Marcílio.
O técnico Serginho Braga promoveu várias alterações no time que surtiram efeito e o JEC reequlibrou as ações e, aos 18 minutos, após cruzamento de Daniel Troiano, o atacante Teston apareceu bem para finalizar de cabeça e diminuir o prejuízo. O gol deu novo ânimo para as Crias do Morro, que seguiram buscando o empate. Até que aos 29 minutos, após cobrança de escanteio, Daniel Troiano, aproveitou e, também de cabeça, deixou o seu igualando o placar.
Ao final da partida o técnico Serginho Braga comentou que irá conversar com o time durante a semana para melhorar as finalizações. “Tivemos muitas oportunidades, bola na trave, e não concluimos em gol. Na primeira etapa fomos melhores e eles chegaram e fizeram. Vamos corrigir isso para que não aconteçam essas situações. Então vamos melhorar com eles para conseguirmos os três pontos na próxima partida”, explicou o treinador.
As duas equipes da base tricolor terão o Próspera pela frente, em casa, em confrontos válidos pela terceira rodada do estadual. Os jogos acontecem no dia 7 de maio, a partir das 13 horas, na Arena Joinville.
Texto: Jota Amaral