Um dia para colocar em prática o aprendizado e se confraternizar. Esta é a proposta da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte) com os Festivais do Programa de Iniciação Desportiva (PID) das modalidades de karatê e judô, que acontecem neste sábado (1), no Ginásio de Esportes Mário Timm (rua José Elias Giuliari, 316, no bairro Boa Vista). O evento é gratuito e aberto ao público.
Com 400 jovens lutadores convidados, de 6 a 16 anos, o Festival PID de Karatê inicia às 8 horas, com a cerimônia de abertura, e segue até as 12 horas. Os participantes são alunos das 42 turmas que se reúnem em 35 pontos diferentes da cidade. Ao todo, 1260 crianças praticam o karatê por meio do programa em Joinville.
O Festival PID de Judô, por sua vez, será das 13h30 às 18h e também vai reunir 400 jovens judocas dos 6 aos 16 anos. O PID atende cerca de 500 alunos da modalidade, em 33 turmas dispostas em 15 locais diferentes. A cerimônia de abertura está programada para as 16 horas.
– Nossa intenção é incentivar as crianças à prática das lutas e promover uma confraternização dentre os núcleos do PID, além de colocarem em prática o que aprenderam”, informa Reginaldo Campos Jr, coordenador do Departamento de Esporte de Participação Educacional, Social e Saúde (DEESS).
Todos os lutadores receberão uma medalha pela participação no evento. Aos lutadores destaques de cada modalidade, a medalha será entregue no pódio. A competição facilita a percepção dos futuros talentos que podem ser desenvolvidos, se tornarem atletas e representarem Joinville nas competições.
Para Hortulano Belli, coordenador de lutas da Sesporte, a integração entre os participantes dos diferentes núcleos é importante e a disputa estende a visão para o campo competitivo.
– Aprendem o que é uma competição, as regras, os regulamentos, e o clima da competição que é um teste físico e mental para eles – explica.
O PID oferece seis modalidades de lutas. Além do karatê e do judô, tem o tae-kwon-do, jiu jitsu, boxe e muay thay. Somando todos os participantes, são mais de 2.500 crianças e adolescentes.
– Graças à competência dos professores, a boa divulgação e o bom trabalho realizado junto à comunidade a adesão é grande – comemora Hortulano (ao centro da foto, sentado).
Atualmente, o PID conta com 106 núcleos e 353 turmas de 20 modalidades diferentes. As inscrições são realizadas diretamente nos núcleos de atividades dos programas. Informações das modalidades, locais e programação podem ser acessadas diretamente no site da Prefeitura de Joinville.
Edição: Thiago Borges