Inúmeros atletas e profissionais que trabalham com esporte em Joinville foram pegos de surpresa com uma decisão da Prefeitura em conjunto com a Secretaria de Esportes do município nesta segunda-feira. A cidade desistiu de disputar os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, as Olimpíadas Estudantil Catarinense e os Jogos Paralímpicos de SC – três das principais competições do estado e da qual Joinville é referência – deste ano.
Joinville alega falta de tempo para fazer licitações e participar desses campeonatos em função de mudanças no cronograma anunciadas pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte) na última quinta-feira.
– Não há tempo hábil para que possamos dar andamento aos processos licitatórios necessários para garantir o fornecimento de suporte básico, como as refeições dos atletas – justifica André Mattos, secretário de Esportes de Joinville.
No dia 6 de setembro, a Fesporte anunciou o cancelamento dessas três competições, mas, após mobilização de movimentos esportivos do estado, voltou atrás e, na última quinta (23), confirmou novo calendário para tais competição. Algumas vão começar a partir de 1º de outubro e se estender até dezembro.
Kelvin Soares, presidente da Fundação Catarinense de Esportes, justifica que as competições estavam previstas desde o início do ano no calendário esportivo do estado.
– Acho uma injustiça culpar a Fesporte que lutou tanto pelo resgate do calendário esportivo em toda a Santa Catarina – disse o dirigente.
A decisão da Prefeitura de Joinville – inédita, diga-se de passagem – afetará uma grande geração de jovens atletas que já ficaram sem essas competições no último ano em razão da pandemia.
Os Joguinhos Abertos de SC são a principal competição de base do estado, da qual Joinville é a maior vencedora e manteve hegemonia durante sete anos – de 2012 a 2018.
A Olesc, por sua vez, é a maior competição escolar de Santa Catarina. Atual campeão, Joinville também é o maior vencedor. Conquistou 10 das 18 edições dos jogos até agora.
E o Parajasc não é diferente. Referência nacional no paradesporto, a Manchester Catarinense é atual campeã dos Jogos, do qual se tornou também o maior vencedora na última edição, em 2019 – sete títulos em 15 participações.
Em comunicado enviado à imprensa, a Prefeitura de Joinville confirmou participação apenas nos 60º Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), que serão realizados de 20 a 28 de novembro, em São José.
Texto: Thiago Borges
1 Comment