Campeãs, as modalidades de natação feminina e tênis de mesa feminino foram as únicas a colocar Joinville em evidência no lugar mais alto do pódio na 59ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), disputado entre os dias 1º e 10 de novembro, nas cidades de Indaial, Pomerode e Timbó.
Durante os 10 dias de competição, além dos dois troféus de primeiro lugar, Joinville também garantiu dois troféus de segundo lugar, com o tênis masculino e o atletismo feminino, e quatro de terceiro, no tiro com armas longas, basquete masculino, ciclismo masculino e ginástica rítmica.
A equipe de natação feminina garantiu o bicampeonato, ao conquistar sete ouros, seis pratas e dois bronzes (relembre AQUI).
Já no tênis de mesa feminino, a equipe joinvilense, composta pelas atletas Alexia Nakashima, Ana Flavia Cabral e Lhays Stolarski, garantiu a vitória nas disputas por equipes e por duplas, levando a medalha de ouro. No individual, as mesatenistas garantiram o vice-campeonato, o suficiente para levarem o troféu de campeãs da modalidade.
No ranking geral, Joinville garantiu a sexta posição dos 59º Jasc, com 86 pontos, além do 7º lugar no número de troféus – foram dois de ouro, dois de prata e quatro de bronze. No quadro de mealhas, a Manchester Catarinense terminou em quarto lugar, totalizando 27 ouros, 22 pratas e 25 bronzes.
Ao todo, a competição, que teve como campeã a cidade de Blumenau, contou com 26 modalidades: atletismo, basquete, bocha, bolão 16, bolão 23, ciclismo, caratê, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, punhobol, remo, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiros, triatlo, vôlei, vôlei de praia e xadrez e ainda jiu-jitsu (provisória). Na programação também houve a exibição do boxe.
O evento esportivo reuniu cerca de 4,8 mil atletas de 120 municípios do estado. Os Jogos Abertos de Santa Catarina são pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), em parceria com as cidades-sedes.
Edição: Thiago Borges