Joinville consagrou-se campeã geral da 36ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, encerrados oficialmente no domingo (28/7), em Caçador. Com a vitória, Joinville se torna campeã da competição pelo segundo ano consecutivo. Ao todo, o município já venceu 16 edições da competição. O município conquistou 87 medalhas, sendo 34 de ouro, 23 de prata e 30 de bronze. O título de campeão geral foi garantido com os 152 pontos alcançados em diversas modalidades individuais e coletivas, disputadas pelos 319 atletas que formaram a maior delegação do Estado, também composta por 50 dirigentes, técnicos e staff.
O primeiro lugar foi conquistado pelas equipes do futebol masculino e futsal masculino, vôlei feminino, além de ginástica rítmica e karatê masculino. Já o atletismo, o basquete, futebol, e karatê feminino levaram o segundo lugar, assim como o ciclismo e o vôlei masculino. Completando o quadro de medalhas e troféus, o atletismo masculino, o futsal, a ginástica artística e a natação feminina ficaram com os terceiros lugares.
Para o secretário de Esportes de Joinville, Douglas Steffen, o excelente desempenho dos atletas joinvilenses demonstra o planejamento e a estruturação do trabalho que vem sendo realizado junto às diferentes categorias e modalidades, e que garante a sustentabilidade do esporte.
Além disso, ele destaca questões como os recursos da bolsa atleta e da bolsa técnico concedidas pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Esportes (Sesporte), bem como a disponibilização de equipamentos que vão desde os materiais do dia a dia, até os equipamentos públicos, como os ginásios para que ocorram os treinamentos.
– A coletividade é o que traz o resultado de fato. Valorizamos as pessoas, unimos esforços e estamos colhendo bons frutos – avalia.
Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina são realizados pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). A cerimônia oficial de premiação vai ocorrer na sede da Fesporte, em Florianópolis, em data e horário a serem divulgados pela entidade.
Da redação.