Uma experiência impar, pra jamais ser esquecida. A grande final do futebol dos Jogos Escolares foi disputada na Arena Joinville, com direito a protocolo oficial e hino nacional.
Com a bola rolando, os atletas do Colégio Machado de Assis e da Escola Municipal Baltasar Buschle só queriam saber de levar a taça de campeão. Durante os 90 minutos, sob um forte sol que fazia nesta manhã na cidade, eles tentaram, se esforçaram, mas não conseguiram balançar as redes. O tempo regulamentar terminou em 0 a 0, e a disputa, então, precisou ser definida nos pênaltis, elevando a decisão aos níveis máximos de tensão e emoção.
Foi aí que brilhou a estrela do goleiro Bruno May, de 16 anos, do Machado de Assis. Ele defendeu uma cobrança e contou com a sorte em outra – bola no travessão. E ajudou sua escola a se tornar campeã, vencendo as penalidades por 4 a 3. O jovem goleiro terminou como herói.
“Ganhar um título na Arena defendendo pênalti é especial. Espero que seja o primeiro de muitos título, disse o goleiro que quer seguir a carreira de jogador”.
O professor da equipe campeã, Gilmar Gonçalves, disse que o grupo treinou o ano todo com o objetivo de ganhar o título.
“Tenho certeza de que essa conquista ficará para sempre na memória deles”, destacou.
Alguns atletas da escola Baltasar Buschle choraram após a perda do título, mas deram demonstração de esportividade e companheirismo.
Na partida preliminar, o Colégio Elias Moreira derrotou a escola Dom Jaime por 5 a 2 e ficou com o terceiro lugar.