O Joinville confirmou na madrugada deste sábado para domingo seu novo técnico para o restante da temporada. Felipe Surian, de 37 anos, é a aposta do JEC para assumir o comando técnico da equipe, que disputa o Campeonato Catarinense e tem como prioridade terminar entre os quatro primeiros colocados na Série D do Campeonato Brasileiro 2019. A informação já havia sido antecipada pelo EJ na noite de sábado, quando a coluna apurou que ele estava de saída de seu clube mineiro.
O treinador estava em atividade até a noite deste sábado. Ele dirigiu o Tupynambás-MG na derrota por 2 a 0 para o América-MG. Logo após o jogo, ao ser informada pelo Esporte Joinville, a repórter Thais Santos, da Rádio Inconfidência, questionou o treinador sobre uma proposta do Tricolor. Evasivo, ele respondeu:
– No momento, não tenho nada a falar a respeito.
Mais tarde, a própria Thais Santos confirmou com membros da comissão técnica do Tupynambás que o comandante recebeu, sim, uma proposta do Joinville e poderia deixar o clube mineiro em breve. Ainda na noite deste sábado, o Tupynambás informou, por meio de seu Twitter oficial, “que Felipe Surian não é mais o treinador do clube. Junto dele, também estava se desligando o auxiliar Osmar Coelho. Logo depois, veio a confirmação oficial do JEC.
Em sete anos de carreira, Surian já conseguiu dois acessos à Série C do Campeonato Brasileiro. Em 2013, alcançou o feito com o Tupi (MG). Três anos mais tarde, em 2016, foi campeão invicto da Série D com o Volta Redonda (RJ) – mesmo ano que faturou a Taça Rio com a equipe.
O comandante fazia uma campanha regular no Campeonato Mineiro. O time de Juiz de Fora ocupava a quinta colocação no Estadual, com nove pontos em 11 jogos – três vitórias, quatro empates e duas derrotas.
Roteiro parecido
Ano passado, Felipe Surian já foi o substituto do Zé Teodoro. O fato ocorreu no Uberlândia. Após o rebaixamento para o Módulo II do Campeonato Mineiro, com Zé no comando, Surian foi contratado para dirigir o time na Série D do Brasileiro.
Na ocasião, o Uberlândia caiu nas oitavas de final da quarta divisão nacional.
Currículo
Apesar da pouca idade, o novo comandante já passou por oito clubes na carreira. Ele começou no Tupi, em 2012, quando foi promovido de auxiliar à técnico. Treinou ainda o Anápolis-GO, a Caldense-MG, o Villa Nova-MG e o América-MG, além dos já acima citados.
Texto: Elton Carvalho e Thiago Borges
Foto: Divulgação
Pingback: Apresentado, Felipe Surian destaca chegada ao Joinville: “É um desafio” – Esporte Joinville