A Federação Catarinense de Futebol tem um videoconferência marcada com representantes da Secretaria de Estado da Saúde de SC nesta terça-feira (14) para rever o protocolo de prevenção ao novo coronavírus na retomada do Campeonato Catarinense.
O assunto ganhou projeção neste fim de semana, depois que a FCF suspendeu a rodada de volta das quartas de final do Estadual porque a partida entre Avaí e Chapecoense foi cancelada pela Superintendência de Vigilância em Saúde Estadual. O time do Oeste teve 14 profissionais, entre jogadores e membros da comissão técnica, diagnosticados com Covid-19.
A decisão do órgão estadual teve como base o item XXIX da Portaria 466, da SES: “Afastar todos os atletas e trabalhadores confirmados para COVID-19, bem como as pessoas que tiveram contatos com eles”.
Além da Chape, Criciúma e Joinville confirmaram casos de coronavírus antes da rodada deste domingo. No Tigre, dois jogadores testaram positivo para o doença. Já no Tricolor, foram dois jogadores – um titular e outro reserva no primeiro jogo contra o Brusque – e dois membros do departamento médico. Todos foram imediatamente afastados.
Uma das alterações a ser analisada no ‘encontro virtual’ é a concentração integral obrigatória até o fim da disputa, como ocorrerá na retomada do Campeonato Paulista.
– Seria o ideal (fazer a concentração integral), vamos tentar alinhar – disse Rubens Angelotti, presidente da FCF, ao Blog do Perrone, no UOL.
Texto: Thiago Borges