O joinvilense Gustavo Klug, de 16 anos, é o mais novo reforço do Flamengo. O goleiro de 1,91m assinou com o rubro-negro carioca, na última terça-feira (29), por dois anos e agora integra a base de um dos principais times do país.
Eufórico, Gustavo comemorou o acerto com o time do Rio em sua conta pessoal no Instagram e disse estar “realizando um sonho”.
– Sem palavras para descrever a alegria em assinar com o maior do Brasil. Agora começa uma nova história. O Flamengo é a minha nova casa, o desafio é grande, mas as conquistas serão ainda maiores.
Com o simples intuito de conter a obesidade, Gustavo iniciou sua carreira no futebol aos 10 anos, na escolinha do Nardini. A posição de goleiro foi uma sugestão do padrasto Fabiano (considerado pai pelo garoto), já que ele apresentava algumas dificuldades motoras.
Dedicado e com facilidade de aprendizado, Klug não só reduziu o peso (fator principal de ingressar na modalidade), como também pegou gosto pela função debaixo das traves. Dois anos depois já despertava a atenção dos treinadores. Não só do time que defendia, mas também dos adversários.
E, em 2017, a convite do preparador de goleiros Bruno Garcia chegou ao JEC. Foram quase dois anos defendendo as categorias sub-14 e 15 do Tricolor. Por conflitos internos, trocou o Coelho pelo Figueirense em 2018, onde permaneceu até dezembro do ano passado, quando acabou dispensado.
Em busca de um novo clube desde janeiro, Gustavo fez testes e foi aprovado pelo Botafogo (RJ). Despertou o interesse do Internacional (RS). Mas, depois de quase assinar com o rival, fechou com o Flamengo. O acerto foi concretizado em março, após período de avaliação no Ninho do Urubu. Mas a pandemia do novo coronavírus adiou a oficialização.
Há dois dias, veio a realização. Gustavo assinou contrato com o Fla e pousou pela primeira vez com a camisa rubro-negra. Agora, porém, vive a indefinição de quando a defenderá oficialmente. Ainda não há nenhuma projeção para início das competições de base no estado e no país.
O jeito está sendo se enturmar e conhecer os novos companheiros de time de forma virtual. Em Joinville, o arqueiro já participa das atividades on-line comandadas pelo rubro-negro até que os treinos no Ninho do Urubu sejam liberados, para que o embarque ocorra sem prazo de volta.
Texto: Thiago Borges