Com a conquista da Supercopa neste domingo, o JEC/Krona garantiu presença na Libertadores da América deste ano. O clube será o representante brasileiro junto com o Cascavel, que tem vaga assegurada no torneio por ser o atual campeão.
Desta forma, essa será a quinta participação do Tricolor na competição sul-americana. Em busca do desejado título inédito, o Joinville esteve presente no torneio nas edições de 2008, 2009, 2015 e 2018. A melhor campanha até hoje é o vice-campeonato em 2018, perdendo a final para o Carlos Barbosa, que sediou a competição. O clube tem ainda um terceiro lugar, alcançado em 2008, em Jaraguá.
Vale destacar que, até 2015, a competição era denominado de Sul-Americano e dividida em Zona Norte e Zona Sul. Cada zona era dividida em dois grupos com número variável de integrantes. As equipes de cada grupo jogavam entre si em partida única com sedes definidas previamente pela Conmebol para os torneios de cada zona. Depois de disputar todas as partidas da chave, as duas melhores equipes de cada grupo se enfrentavam em chaves cruzadas (primeiro de um grupo contra o segundo do outro) e em partida única nas semifinais e o vencedor de cada jogo disputava a final da zona num único jogo e o vencedor da zona disputava a final do Sul-Americano contra o vencedor da outra zona em uma melhor de três jogos, em sede determinada pela Conmebol.
A partir de 2016, já no formato atual, a competição passou a ser realizada em torneio único, contando com apenas um representante de cada país ao invés de classificar dois como anteriormente.
O sonho da conquista da América voltará a ficar quente para o JEC/Krona daqui a dois meses. A Libertadores deste ano será de 21 a 28 de maio, em Caracas, na Venezuela. Antes, o Tricolor tem decisão regional, estreias na Liga Nacional e Campeonato Catarinense pela frente.
De ‘ressaca’ após vencer a Supercopa no Mato Grosso do Sul, o time já entra em quadra nesta terça-feira (21), em outro clássico contra o Jaraguá, valendo o título da Recopa SC. O confronto ocorre na cidade-vizinha, a partir das 20h, com torcida única. Depois de vencer o rival em casa por 3 a 0, o Coelho joga pelo empate pra garantir a terceira taça no ano.
Texto: Thiago Borges