No início da tarde desta segunda-feira, 17, o paratleta joinvilense Edenilson Floriani, conquistou o bronze no arremeso de peso (Classe F42) durante o Mundial de Paris. Foi a 19ª medalha de bronze do Brasil, que segue na vice-liderança da competição com 13 ouros, 11 pratas e 19 bronzes, 43 medalhas no total. A China lidera o Mundial.
Depois de ter conquistado a sétima colocação no lançamento do dardo na última semana, Floriani, que é atleta do Cepe/Sesporte e Recodista das Américas na prova com 14,26 metros, voltou ao campo do Estádio Chaterly, em Paris, para a disputa de medalhas no arremesso de peso e ficou com o bronze, lançando para 14,06 metros.
A primeira colocação ficou com o britânico Aled Davis, que lançou o peso para 16,16 metros. A prata foi para o iraniano Sajad Mohammadian que alcançou a marca de 14,38 metros.
No último dia do Mundial, o Brasil está muito próximo de superar a sua melhor campanha na história da competição, registrada em Dubai 2019, quando os brasileiros ficaram na segunda colocação do quadro geral, com 39 medalhas no total: 14 de ouro, nove de prata e 16 de bronze. O desempenho superou o resultado da edição de Lyon 2013, que até então era a melhor performance nacional, com 16 ouros, 10 pratas e 14 bronzes, na terceira posição geral.
Confira o arremesso que deu o bronze para Edenilson no Mundial de Paris:
Texto: Jota Amaral