Após 49 dias e cinco jogos, o JEC voltará a jogar na Arena Joinville neste domingo, dia 28. Em sua estreia em casa na temporada 2021, o Tricolor recebe o Criciúma, às 19h, pela sexta rodada do Campeonato Catarinense, protagonizando o clássico Norte-Sul de número 192.
Os times vivem situações opostas na tabela. Único invicto ainda no torneio, o Joinville é o quarto colocado, com oito pontos em quatro jogos, podendo alcançar até a vice-liderança em caso de vitória. Já o Tigre, na zona de rebaixamento, ainda não sabe o que é vencer no estadual – são três empates e duas derrotas em cinco jogos.
JOINVILLE – técnico Vinícius Eutrópio
Sem saber o que é perder na Arena há oito meses, ou 11 jogos, o JEC defende a invencibilidade também na temporada. O Tricolor ainda não saiu derrotado de nenhum de seus compromissos de 2021.
Para a partida, o técnico Vinícius Eutrópio não poderá contar com Luquinhas e Jaques, entregues ao DM. Por outro lado, o comandante terá o retorno de Douglas Packer e pela primeira vez Yann Rolim à disposição.
Desfalques: Luquinhas (dores na panturrilha), Jaques (lesão na panturrilha), Felipe Leineker (lesão na coxa) e Yago (fissura na canela).
Provável: Fabian Volpi; Edson Ratinho, Fernando, Jaques e Renan Castro; Banguelê, Davi Lopes e Diego; Gustavo Ermel, Thiago Santos e Alison Mira.
CRICIÚMA – técnico Hemerson Maria
Campeão brasileiro pelo JEC em 2014, Hemerson Maria, hoje técnico do Tigre, reencontrará à Arena bastante pressionado. O único suspiro da equipe por enquanto na temporada foi a classificação na Copa do Brasil, com empate. Ou seja, o time ainda não venceu em 2021. Ou melhor, não vence há cinco meses – 14 jogos.
O Tricolor do Sul não poderá contar com o capitão e zagueiro Alemão, suspenso. Por isso, Felipe Maia deve iniciar entre os titulares. O Criciúma marcou até agora, em 2021, apenas três gols em seis jogos.
Desfalques: Alemão (suspenso pelo terceiro cartão amarelo)
Provável: Gustavo; Léo, Felipe Maia, Marcel Scalese e Hélder; Eduardo, Adenilson e Moacir, Mateus Anderson, Pedrino e Gabriel Silva.
ARBITRAGEM
A arbitragem do clássico fica à cargo de Willian Machado Steffen, auxiliado por Kleber Lucio Gil e Helton Nunes.
HISTÓRICO
Joinville e Criciúma já se enfrentaram 191 vezes. São 67 vitórias do JEC, 60 empates e 64 vitórias do Tigre. Na Arena, porém, o Joinville detém uma hegemonia. Até hoje, foram 24 partidas no local, com 15 vitórias do Coelho, quatro do Tigre e cinco empates.
TÍTULOS EM CAMPO
O clássico Norte-Sul reúne cinco títulos nacionais, 22 estaduais e o recorde de sete decisões em Santa Catarina.
Joinville – 12 vezes campeão catarinense, campeão da Série C 2011 e Série B 2014.
Criciúma – 10 vezes campeão catarinense, campeão da Copa do Brasil 1991, da Série B 2001 e Série C 2006.
Texto: Thiago Borges