Na última partida da primeira fase da Libertadores de Futsal um confronto muito difícil para o JEC/Krona contra o Barracas Central, da Argentina. Mostrando força mental, o Tricolor empatou a partida em 2 a 2, com dois gols marcados pelo pivô Eder Lima, garantindo a primeira colocação no Grupo B da competição.
A equipe Tricolor teve muitas dificuldades para vencer a disciplina tática dos argentinos e dois erros individuais foram determinantes para o resultado da primeira etapa. Em saída de bola errada, Henrique tocou nos pés de Russo que chegou finalizando para abrir o placar para os argentinos, com menos de três minutos de bola rolando. O segundo do Barracas saiu na jogada individual de Ramirez. O camisa sete da equipe argentina conduziu a bola da sua quadra, passou com facilidade por Penezio, e finalizou forte para ampliar.
O Tricolor criava pouco e tinha dificuldades para finalizar. Porém, depois do intervalo, o Joinville mudou a postura e conseguiu jogar na quadra do adversário, forçando a marcação do Barracas a cometer mais faltas. Cassiano Klein colocou Deivão no gol para ter uma opção a mais na saída de bola e por consequência, o JEC buscava o gol e chegava com mais perigo.
Foi quando começou a brilhar a estrela de Eder Lima, faltando oito para o fim, Penezio recebeu de Deivão e girou, a bola bateu na mão de De Candia dentro da área e a arbitragem marcou pênalti para o Joinville, que Eder Lima, retornando depois de se recuperar de uma dengue, não desperdiçou, marcando o primeiro do Tricolor na partida.
Trinta segundos depois um apagão paralisou a partida que só retornou após pouco mais de cinco minutos. E o jogo voltou quente, com chances para os dois lados. O Joinville insistia. Até que em jogada bem trabalhada, a bola rodou de Deivão para Léo e depois para Rafinha, que encontrou Eder bem colocado. O pivô dominou com a direita e bateu forte com a esquerda para empatar o jogo e garantir a primeira colocação do Grupo B para o JEC.
– Sabíamos que ia ser uma partida muito difícil, cometemos alguns erros no começo do primeiro tempo. Mas a nossa equipe vem numa constância e sabe que são quarenta minutos que a gente tem que jogar numa intensidade alta. Nossa equipe foi feliz e buscamos esse resultado muito importante para terminar em primeiro no grupo. Eu estava com um problema de saúde, não estava conseguindo jogar e deu pra ver que estou aí, quase 100% recuperado – falou Eder após a partida.
Nesta quarta-feira, 24, a Libertadores de Futsal faz uma pausa e retorna na quinta-feira, 25, com os confrontos das quartas de final. Com a primeira colocação garantida, o Joinville aguarda o fechamento da rodada para conhecer o próximo adversário. A equipe enfrentará o melhor terceiro colocado, considerando todos os três grupos.
Texto: Jota Amaral