Pela primeira vez o Campeonato Catarinense Feminino, promovido pela Federação Catarinense de Futebol (FCF), terá todos os jogos transmitidos ao vivo. A competição, que começa no próximo sábado, 5, terá a participação de dois clubes de Joinville e a promessa é de uma disputa intensa entre os participantes.
Para o Secretário Geral da FCF, Claudio Gomes, este fato histórico é fruto da quebra de preconceitos e estigmas. Para ele, com as disputas do Mundial acontecendo, o momento é propício para dar maior visibilidade para a competição aqui no estado.
– O futebol feminino, mais do que um esporte, é um símbolo de resistência e superação de preconceitos. A verdade é que o esporte indiferente de ser futebol ou outra modalidade, pode ser de quem quiser, crianças, adultos e idosos de todos os gêneros. O futebol feminino é uma modalidade que está ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. Assim como estamos acompanhando a cobertura do mundial e o espaço em que a mídia mundial está dando em termos de visibilidade ao futebol feminino, queremos pegar carona e aproveitar para divulgar e difundir essa modalidade no estado de Santa Catarina – comentou Claudio.
Claudio explica que a entidade que avançar na divulgação, consolidando a competição cada vez mais e criando vínculos com a sociedade em geral.
– 2023 será um modelo inédito, a pedido do Presidente FCF Rubens Renato Angelotti vamos transmitir gratuitamente no canal da FCFTV (Youtube) e canais parceiros do futebol catarinense todos os jogos do estadual feminino. Isso além de satisfazer um desejo dos clubes ainda cria um laço com todos os setores ligados ao futebol feminino como também a sociedade. É um dos grandes atributos da FCF a promoção e o fomento do desenvolvimento do futebol no estado. Nosso objetivo é tornar tradição as transmissões das principais competições organizadas pela instituição – explica.
Representando Joinville, o Catarinense Feminino terá o próprio Joinville e o Fluminense do Itaum. Além deles, outros cinco clubes estarão na disputa: Avaí/Kindermann, Criciúma, Marcílio Dias, AMBE (Timbó) e Jaraguaense. Os clubes abrem a competição no próximo final de semana.
No sábado, 5, às 15 horas, ocorrerão dois jogos. O Marcílio Dias irá duelar com o Ambe no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí. No estádio Eurico Duwe, em Jaraguá do Sul, o Jaraguaense recebe o Criciúma. O fechamento da rodada será no domingo, 6, às 15 horas, no duelo entre Fluminense e Avaí/Kindermann, no estádio da Colina, em Joinville. Na primeira rodada o Joinville irá folgar.
Texto: Jota Amaral