Campeão da Superliga B, o Joinville Vôlei trabalha intensamente nos bastidores para montar um elenco competitivo para a Superliga A 2023/2024. E, em meio a renovações e negociações, o clube anunciou nesta terça-feira as duas primeiras contratações para a próxima temporada.
Tratam-se do líbero Tiago Brendle e do ponteiro Leozinho. Com passagens pela seleção brasileira, campeão da Copa dos Campeões e vice do Mundial em 2017, Tiago estava no Blumenau, clube que defendeu nas últimas duas temporadas. Aos 37 anos, o gaúcho de Panambi acumula ainda atuações por clubes tradicionais na carreira, como Campinas (Vôlei Renata), Sesc-RJ, Minas, São Bernardo e Vôlei Futuro. Na Superliga 2020/2021, pelo Montes Claros-MG, Bendle foi considerado o melhor líbero da competição, com 76% de passes positivos.
Leozinho, por sua vez, está sendo repatriado. Aos 28 anos, o ponteiro de 2,01m de altura atuou por Montpellier, da França, e pelo Shabab Alahli, dos Emirados Árabes, na temporada passada. Mineiro, o jogador iniciou a carreira no Cruzeiro, clube pelo qual sagrou-se campeão do Mundial (2016), Sul-Americano (2017) e da Superliga (2016/2017). Também tem passagens por Juiz de Fora, Spor Toto Spor Kulübü, da Turquia, e Minas, onde faturou a Copa do Brasil no ano passado.
Além dos dois, o Joinville Vôlei deve anunciar nos próximos dias o ponteiro Henrique Honorato e o levantador Hendrick Resley, do Minas, e o central Michel Saraiva, de São José dos Campos. O trio está acertado, mas ainda disputa a semifinal da atual Superliga e, ponta isso, deve ser oficializado somente após o fim da competição.
Do elenco campeão no último mês, sete permanecem: o líbero Felipinho, os opostos Wallaf e Bisset, o central Glauber, o levantador Cesinha e o ponteiro Gui Hage já estão com vínculo prorrogado.
O técnico Peu, que comanda a equipe desde a fundação, segue na área técnica. De acordo com ele, o objetivo é trabalhar com um grupo de, no máximo, 16 atletas. A primeira competição oficial do time será no início do segundo semestre, sendo o Campeonato Catarinense. Já a Superliga A deve começar entre os meses de outubro e novembro.
Texto: Thiago Borges