A Associação Yokohama de Karatê, de Joinville, emplacou 10 atletas entre os classificados para o Campeonato Sul-Americano da modalidade, que será disputado em Guayaquil, no Equador, de 18 a 24 de abril. A conquista veio após seletiva nacional, realizada no fim de março, no Ceará.
Além dos caratecas, o técnico da academia Sidnei Maciel foi convocado uma semana depois e fará parte da comissão técnica da Confederação Brasileira de Karatê (CBK) na certame continental.
Da delegação da Yokohama, a maior classificada para representar o Brasil no evento, sete atletas são mesmo de Joinville e outros três são da região. Os joinvilenses são Letícia Kato, Maicow Maciel, Alana Maciel, Mariana Firmo, Louise Borba, Janaína Zapelini e Gabrielli Moraes. Fora a maioria, tem Diogo Schneider, de Navegantes, e Maria Eduarda e Nicolle Reianuer Ortiz, de Araquari, que treinam na academia da Manchester Catarinense.
Não é de hoje que o karatê de Joinville é destaque. Atletas do município constantemente conquistam torneios nacionais e também representam a seleção brasileira. Só em 2022, a equipe Yokohama já venceu as duas primeiras etapas do Campeonato Catarinense e detém a hegemonia do modalidade no estado.
Confira a lista completa dos convocados e categorias:
Letícia Kato: Kumite Júnior -53kg
Maicow Maciel: Kumite Sub-21 -67kg
Alana Maciel: Kumite Sub-21 -50kg
Mariana Firmo: Kumite Júnior +59kg
Diogo Schneider: Kumite Cadete -70kg
Maria Eduarda: Kata Equipe Júnior
Nicolle Reianuer Ortiz: Kata Equipe Júnior
Louise Borba: Kata Equipe Júnior
Janaína Zapelini: Kata Individual Júnior
Gabrielli Moraes: Kumite Sub-14 -42kg
Texto: Thiago Borges