Connect with us

Paradesporto

Atletas do Cepe/Sesporte estabelecem novos recordes sul-americano e brasileiro

Foto: Cepe/Divulgação/Redes Sociais

No último final de semana os paratletas do Cepe/Sesporte participaram da 2ª Fase Nacional de Atletismo Circuito Loterias Caixa que aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo (SP), reunindo cerca de 260 participantes.

Mesmo não sendo o único critério de convocação, o Circuito era a última oportunidade para que os paratletas conseguissem bater o índice para o Mundial de Paris, que acontece de 08 a 17 de julho deste ano.

Acompanhados pelos técnicos Eliandro Braz Lucio e Saulo Ferreira Tavares, os joinvilenses conseguiram bons resultados, estabelecendo dois novos recordes. No arremesso de peso, Edenilson Floriani estabeleceu o novo recorde das américas com a marca de 14 metros e 40 centímetros. Em abril, Floriani havia alcançado 14 metros e 26 centímetros e agora quebrou a própria marca.

Luís Felipe Rosin estabeleceu o novo recorde brasileiro no salto em distância com a marca de 5 metros e 84 centímetros. A equipe ainda contou com Mychael Silvia que competiu nas provas de 100m, 200m e salto em distância.

A equipe joinvilense conquistou o troféu de 6º melhor técnico da competição. A pontuação foi obtida com os seguintes resultados: Edenilson Floriani – Classe F42 – 1º Lugar no Arremesso de Peso – Recorde das Américas e 1º Lugar no Lançamento do Dardo; Luís Felipe Rosin – Classe T64 – 2º Lugar no Salto em Distância – Recorde Brasileiro e 5º Lugar nos 100 metros rasos; Mychael Teixeira Silvia – Classe T37 – 3° Lugar nos 100 metros rasos, 3º Lugar nos 200 metros rasos e 4º Lugar no Salto em Distância.

Esperança de classificação

Edenilson acredita que estará na disputa do Mundial. A partir de agora, os brasileiros precisam esperar resultados de competições que estão sendo realizadas fora do país e nas quais atletas estrangeiros podem obter boas marcas e alterar a classificação.

– Um dos critérios é estar entre os três melhores do mundo e atualmente estou em terceiro. Se até o próximo dia 10 deste mês nenhum resultado das competições mudar o ranking internacional é quase certo que estarei entre os convocados, mas só terei a certeza quando a lista sair – explica.

João Paulo Cunha, coordenador do atletismo no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), ressalta que as vagas restantes serão preenchidas com o atletas que tiverem os melhores resultados. “Tivemos a confirmação de bons resultados de vários atletas, com índices para o Mundial ou boa classificação no ranking internacional”, explicou.

Cunha explicou que cerca de 20 atletas já possuem medalha ou índice, o que significa que ainda são 30 vagas em disputa via ranking. A convocação brasileira deve sair após o dia 15 de maio. “Não vamos levar nenhum atleta quinto colocado do ranking. Nossos 50 atletas vão viajar com chances de medalha”, concluiu.

Texto: Jota Amaral

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em Paradesporto