Connect with us

JEC

Atleta do Hercílio Luz denuncia jogador do JEC por suposto caso de racismo em partida do Sub-20

Foto: Gustavo Mejía/JEC

Após a importante vitória do Sub-20 do JEC sobre o Hercílio Luz por 3 a 0, um tumulto entre as duas equipes foi registrado após o apito final. O motivo: o atacante hercilista Bryan teria relatado um suposto caso de racismo ao ter sido chamado de macaco pelo lateral-direito Thiago, do Tricolor.

O fato foi registrado pelo ábitro da partida, Claudir José Herdt, na súmula do jogo. No seu relato, Herdt afirma que o ato não teria sido presenciado pela equipe de arbitragem e que, após o término da partida, a Polícia Militar teria sido acionada pela diretoria do Hercílio Luz para lavrar Boletim de Ocorrência.

O atacante do Hercílio iniciou a partida no banco de reservas e entrou em campo apenas aos 39 minutos da segunda etapa no lugar de João Pedro, quando o Tricolor já vencia o jogo por 3 a 0. Conforme o relato da arbitragem, a denúncia do suposto caso de racismo, teria acontecido dois minutos após a sua entrada em campo. Caso deve seguir com investigação das autoridades policiais.

– Informo que aos 41 minutos do segundo tempo, após uma cobrança de escanteio o atleta da equipe do H. Luz número 20, senhor Bryan Giovani da Costa, veio em minha direção e falou “que o atleta da equipe do Joinville número 02 senhor Thiago Coutinho do Vale o chamou de macaco”. Após o término da partida houve um túmulto entre as equipes devido ao fato. Informo que o fato não foi presenciado pela equipe de arbitragem. Após a saída da equipe de arbitragem do estádio, foi acionado a polícia militar pela diretoria do H. Luz que apurou os fatos e conduziu a possível vítima e o acusado para a delegacia civil de Gravatal onde foi lavrado o B.O. número 00206.2023.0000377 – informou Herdt na súmula.

A partida, disputada em Gravatal, no Campo de Futebol SERI, foi válida pela oitava rodada do estadual da categoria. A vitória deixou o Joinville na quinta colocação, com onze pontos em oito jogos. Por outro lado o Hercílio ocupa a lanterna da competição, com seis pontos ganhos e com o mesmo número de partidas disputadas.

Nota oficial do Tricolor

Em nota oficial o Joinville se manifestou afirmando que não tolera racismo, alegando que nenhum membro da equipe de arbitragem presenciou qualquer ato de injúria proferido pelo atleta do Tricolor. Confira a íntegra da nota abaixo:

JEC não tolera racismo

Na partida entre Hercílio Luz e JEC, onde o Tricolor saiu vitorioso por 3 a 0, realizado na última sexta-feira pelo Campeonato Catarinense sub-20, em um campo de futebol amador de Gravatal, conforme relato do árbitro os mesmos não identificaram nada que corrobore com a denúncia feita em súmula, onde um de nossos atletas foi acusado de injúria racial após desentendimento com um jogador hercilista.

O atleta e outras testemunhas que estavam por perto negam que de fato tenha sido proferido qualquer forma de insulto de cunho preconceituoso ou racista.

O jovem atleta acusado, ao lado do diretor de futebol e maior ídolo do JEC, Nardela, e o capitão da equipe sub-20, foram até a delegacia, prestaram esclarecimentos e foram liberados.

O Joinville Esporte Clube repudia e é contra qualquer tipo de preconceito e entende a importância das denúncias no combate ao racismo e reitera o compromisso de combater qualquer tipo de preconceito.

Sub-20 do JEC venceu o Hercílio fora de casa. Suposto caso de racismo ainda deverá ser investigado pelas autoridades. (Foto: Bianca Coan/Hercílio Luz)

Texto: Jota Amaral

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em JEC