Connect with us

JEC/Krona Futsal

Após ofensas raciais em semifinal do estadual, JEC/Krona se manifesta em nota de repúdio

Foto: JEC Futsal/Divulgação

Na semana que o Brasil celebrou o Dia da Consciência Negra, o esporte catarinense, novamente, se vê diante de ofensas raciais proferidas das arquibancadas contra um atleta durante o exercício da sua profissão. Durante a partida de ida da semifinal do Catarinense Série Ouro, disputada na última terça-feira (21), um dos jogadores do JEC/Krona  foi vítima de tais injúrias.

O ato foi registrado em vídeo que circula nas redes sociais e grupos da internet, uma torcedora proferiu diversas ofensas contra o jogador do Tricolor, chamando de “anão”, “anão nego”, “baixinho”, “neguinho”. Diante do fato, sem identificar o atleta, o clube emitiu nota de repúdio nos seus perfis nas redes sociais, reiterando seu posicionamento contra este tipo de atitude e se colocando à disposição do jogador para dar todo o apoio necessário ao mesmo nas medidas de ordem criminal que pretenda adotar.

Confira a nota do clube

Vem circulando nas redes sociais e grupos na internet, vídeo de mulher que, assistindo à partida de ontem contra o Tubarão Futsal, reiteradamente, ofende um atleta do JEC Futsal, tratando-o por “anão”, “anão nego”, “baixinho”, “neguinho”, em cunho visivelmente preconceituoso. Além de agir com absoluta falta de respeito, a mulher pratica evidente crime de injúria racial contra o atleta, com a ousadia de registrar e tornar públicas suas próprias imagens. O JEC Futsal expressamente REPUDIA esse tipo de conduta discriminatória que deve ser abominada da sociedade. Desde já o clube se solidariza ao atleta e comunica que dará todo o apoio necessário ao mesmo nas medidas de ordem criminal que pretenda adotar.

EJ se solidariza

O Esporte Joinville se solidariza com o atleta e repudia veementemente tais atitudes, sejam elas nas praças esportivas ou no cotidiano. Cabe ressaltar que o agressor, neste caso pode ser enquadrado em duas tipificações penais distintas, a depender do entendimento do juízo, no crime de racismo ou de injúria racial, ambos com sanções previstas em lei.

Atitudes excludentes, discriminatórias e preconceituosas, seja de origem, raça, sexo, cor, idade não tem nenhuma relação com o esporte, que tem caráter inclusivo, educativo e emancipatório.

Texto: Jota Amaral

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em JEC/Krona Futsal