Nem mesmo o tempo chuvoso desta segunda-feira (16) diminuiu o entusiasmo dos atletas que participam da última etapa da 31ª edição dos Jogos de Integração da Terceira Idade (JITI), com as modalidades dos jogos de mesa.
Até quinta-feira (19), cerca de 200 atletas que formam as duplas femininas e masculinas disputam medalhas na canastra, truco, dominó e general. As provas são realizadas na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Joinville (AAPJ), nos períodos da manhã e tarde.
Veterana no JITI em modalidades como vôlei adaptado e beach tênis, a contadora aposentada Rita Graeff participa do grupo do Sesc e, agora, disputa medalha no truco, fazendo dupla com a irmã Mariliza Conferi.
– É muito alegre e divertido. Nos motiva poder conviver com pessoas maravilhosas, ter uma atividade física e mental, participar e interagir. Estamos aqui animadas para nos divertir com os colegas da nossa idade – afirma Rita.
Estreante na modalidade dominó, o representante comercial Roberto Berdel faz parte do grupo de beach tênis Heróis da Areia que participa do programa Movimenta Joinville, conduzido pela Prefeitura de Joinville.
Segundo Berdel, o grupo que começou com três integrantes, hoje reúne cerca de 50 atletas que, neste ano, se aventuraram em diversas modalidades do JITI, tais como canastra, bocha e dança.
– A ideia é diversificar e participar cada vez mais. É excelente conviver com as pessoas, se socializar, brincar, sentir o nervosismo e a tensão das competições. Mas no final, todos se abraçam e existe a integração. É gratificante que Joinville ofereça essa oportunidade e que a gente possa participar – destaca o atleta.
Os Jogos de Integração da Terceira Idade (JITI) são realizados pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Esportes (Sesporte), e têm o objetivo de proporcionar a pessoas idosas convivência sociocultural e esportiva, com opções de lazer e entretenimento.
Da redação.