A chuva que caiu sobre Florianópolis na tarde deste sábado (16) levou consigo as esperanças do Joinville Esporte Clube avançar no Campeonato Catarinense. Jogando no Estádio da Ressacada, na partida de volta das quartas de final da competição, o Tricolor foi goleado pelo Avaí por 4 a 0 e se despediu da disputa.
A primeira etapa foi decisiva para o resultado. Apático dentro de campo, o JEC viu o Avaí dominar as ações e não conseguiu agredir a equipe da capital. Logo no começo, a pressão do adversário quase fez o Joinville sofrer o primeiro, mas o Avaí não aproveitou as chances criadas.
O jogo ficou parado durante cinco minutos por conta da forte chuva e dos raios que caíam. A expectativa era de que o time voltasse com uma postura diferente, o que não aconteceu. Sem oferecer resistência, o JEC se defendia e, acuado, viu Jonathan Costa aproveitar cobrança de escanteio e abrir o placar de cabeça aos 25 minutos.
Aos 29, após bela trama, Garcez foi derrubado por Glauco dentro da área. Na cobrança do pênalti, Poveda segui o manual e colocou a bola de um lado e o goleiro do outro, fazendo 2 a 0. Enquanto o Avaí seguia pressionando, o JEC não reagia e Fabinho Santos chegou a promover duas mudanças ainda na primeira etapa, colocando Danilo Matielo e Lucas de Sá nos lugares de Marcus Vinicius e Evanderson.
Antes do relógio completar os primeiros 45 minutos, o Avaí fez o terceiro. Mais uma vez, Poveda aproveitou passe certeiro de Giovanni e deslocou Glauco para fazer o segundo dele, o terceiro do Leão da Ilha na partida.
Gol relâmpago sacramenta derrota
O golpe final veio aos 33 segundos. Inspirado, Giovanni achou belo passe para Garcez na esquerda, que avançou, tirou Glauco e fez o quarto do Avaí.
Apático, o Joinville ainda viu o time de Eduardo Barroca empilhar oportunidades, mas foi salvo por Glauco. Aos 11, Poveda bateu de direita e goleiro Tricolor mandou para fora. Em nova chance, Poveda encobriu o arqueiro do JEC e Bruno Silva salvou em cima da linha. Aos 33, foi a vez de João Paulo tentar, mas parou em Glauco. A última grande chance começou em jogada Potker. O atacante achou passe em João Paulo, que finalizou para mais uma defesa do goleiro do Joinville.
Vaga na Série D
A eliminação deixa o Joinville na incerteza da vaga na Série D de 2025. Para confirmar a participação na competição, o Tricolor depende do resultado entre Criciúma e Hercílio Luz. As duas equipes se enfrentam neste domingo (17), às 19h30, no Estádio Heriberto Hülse, no sul do estado. Após o empate em 1 a 1 na primeira partida, o JEC torce por uma derrota Leão do Sul para garantir a presença na competição nacional do próximo ano.
Texto: Jota Amaral