Debutante do Catarinense 2024, o Nação Araquari é o primeiro rebaixado do estadual. Após ser campeão da Série B de 2023 e subir para a elite do futebol catarinense este ano, o Leão do Norte acabou tendo seu descenso sacramentado na noite desta quarta-feira (21) com a derrota do Joinville para o Concórdia por 2 a 1.
Dificuldades
Com um começo que parecia promissor, ainda que tenha sido derrotado para o Avaí por 3 a 2, em Florianópolis, o Auriazul não conseguiu somar pontos nos dois jogos seguintes contra Barra e Concórdia. A superação veio contra o Brusque dentro da Arena Joinville, a primeira vitória e os primeiros pontos.
Porém, contra Criciúma, Inter de Lages e Figueirense o cenário das derrotas voltou a se repetir e o risco do rebaixamento ficou evidente. Durante a competição a direção ainda tentou a troca do comando, demitindo Sandro Sargentim e colocando Vinícius do Valle.
O empate contra o Hercílio Luz, ainda que estivesse vencendo a partida até o final da segunda etapa, chegou a trazer um fio de esperança. Mas ela se foi com a vitória do Galo do Oeste. Com quatro pontos e na lanterna, o Nação pode somar no máximo dez pontos, insuficientes para sair da zona de rebaixamento, já que o Leão do Sul, 10º colocado, tem 11 pontos.
Últimos compromissos
O Nação ainda tem dois jogos para fechar sua participação na competição. No sábado (24), o time enfrenta o Marcílio Dias, às 19h30, no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí. E na última rodada encara o Joinville, na Arena Joinville, às 16h30 do sábado (2).
Texto: Jota Amaral