Joinville e Barra se enfrentaram na noite deste domingo (18) e empataram em 1 a 1 pela 9ª rodada do Campeonato Catarinense. Jogando no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, o Tricolor saiu atrás e conseguiu buscar a igualdade no final da segunda etapa, com o atacante João Gabriel.
Com o resultado, o JEC se mantém a sexta colocação na classificação do estadual e segue vivo entre as equipes que avançam para o mata-mata e na busca pela vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025.
O jogo
Ousado, o técnico Fabinho Santos entrou em campo com uma escalação ofensiva, apostando em Lucas de Sá como um segundo volante e no retorno de Warley para o time titular. O comandante trouxe Diego Renan para a lateral-direita, deixando Marcus Vinícius na esquerda, dando velocidade para equipe.
As mudanças deixaram o time com maior rapidez na transição ofensiva e mais intensidade de jogo, tanto que as principais oportunidades na primeira etapa foram todas do Joinville. A primeira chance foi com o zagueiro Carlos Alexandre, que acabou cabeçeando a bola no pé da trave.
Logo na sequência, Lucas de Sá tentou um chute cruzado, mas o zagueiro Wesley Matos cortou de cabeça. Em jogada individual, Vitor Leque entrou na aréa pela esquerda, puxou para o meio e bateu bonito, mas o goleiro Eweton salvou com a ponta dos dedos. A melhor chance do Barra foi em jogada de Marcelinho, que arriscou da meia-lua da grande área, mas mandou por cima.
Gols só no segundo tempo
E foi com Marcelinho que o Barra conseguiu marcar. Logo aos oito minutos, o Joinville saiu jogando errado, a bola sobrou para o atacante Alex Henrique dentro da área que errou o domínio, Bruno Silva tentou cortar, mas errou o bote e acertou apenas o camisa nove. Marcelinho foi para a cobrança parou na defesa de Glauco e, no rebote, acertou, abrindo o marcador.
O Joinville não se abateu e seguiu jogando tentando agredir. Mas as mudanças promovidas pelo técnico Eduardo Souza deixaram menos espaços para o Tricolor. Fabinho respondeu, colocando Lucas Douglas no lugar de Diego Renan e João Gabriel para atuar ao lado de Yuri Mamute. E na sua estreia no campeonato, o atacante marcou seu primeiro gol na temporada. Warley aproveitou lançamento nas costas da zaga, tocou de cabeça na saída do goleiro e encontrou João Gabriel entrando sozinho para balançar as redes e deixar tudo igual, aos 36 minutos.
Mesmo com o empate, a festa fora do gramado ficou por conta da torcida que lotou o setor visitante. Cerca de 80 torcedores, que não tinham conseguido ingresso para o local, acabaram comprando junto à torcida mandante e foram realocados pela Polícia Militar em uma área atrás do gol, promovendo a invasão em Itajaí.
Baixas para o próximo jogo
O JEC não poderá contar com o goleiro Glauco e com o atacante Yuri Mamute na próxima partida. Os dois estavam pendurados e receberam o terceiro cartão amarelo no jogo deste domingo. Na quarta-feira (21), o Tricolor enfrenta o Concórdia, às 20 horas, na Arena Joinville. A partida é válida pela 8ª rodada do estadual, no entanto para ajustes na tabela, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) havia adiado o jogo.
Texto: Jota Amaral