O jornalismo esportivo joinvilense e catarinense perdeu um dos seus principais expoentes nesta quinta-feira, 14. Faleceu nesta madrugada o jornalista Joel Ferreira do Nascimento, o Maceió, aos 80 anos. Desde o último dia 7 ele estava internado no Hospital São José por conta de complicações na sua saúde.
Conhecido por sua memória infalível, voz potente e vasto conhecimento sobre as diversas modalidades esportivas, Maceió marcou diversas gerações através de sua coluna Informal impressa no jornal “A Notícia”. Nos seus mais de 40 anos de profissão cobriu Jogos Olímpicos de 1996 e Copa do Mundo de 1994, mas não deixou de valorizar o esporte local, regional e estadual.
Fora do papel
A atuação de Maceió no mundo esportivo ia além de seu papel como jornalista. Havia nele uma preocupação genuína em revelar novos nomes e destacar através do Troféu “O Jornaleiro” as revelações esportivas catarinenses. A premiação se tornou referência para além das fronteiras de Santa Catarina, atraindo a atenção de desportistas de renome nacional como Zagallo e Zico.
Legado
Nascido em São Francisco do Sul em 5 de maio de 1943, se ausenta da presença dos seus três filhos, familiares, amigos e colegas de profissão. Sua memória e seu legado para a imprensa, porém, seguirá adiante. Certamente, Maceió será lembrado como um dos grandes do jornalismo esportivo catarinense. Seu afastamento das redações por conta do diagnóstico de Alzheimer nos últimos anos pausou apenas sua escrita mas suas palavras ainda ecoam.
Velório e sepultamento
O velório acontece nesta quarta-feira a partir das 11 horas, na capela 2 do Cemitério Municipal, localizado na Rua Borba Gato, bairro Atiradores, em Joinville. O sepultamento está marcado no mesmo local às 16 horas.
JEC lamenta em nota
O Joinville Esporte Clube publicou nota lamentando o morte de Maceió. Em 2105, ele foi homenageado pelo clube nomeando a sala de imprensa da Arena Joinville como Joel Ferreira do Nascimento. Confira a nota na íntegra:
O Joinville Esporte Clube lamenta o falecimento de Joel Ferreira do Nascimento, o querido Maceió, aos 80 anos. Referência no jornalismo esportivo catarinense, o comunicador teve papel importante na história do clube desde a fundação. Em 2015, homenageado pelo JEC, a sala de imprensa da Arena Joinville recebeu o nome Joel Ferreira do Nascimento e será eternamente lembrado pelos seus 44 anos de carreira bem sucedidos. A enciclopédia do esporte catarinense, o francisquense carregava o Joinville por onde passava. O Joinville Esporte Clube está de luto. Força aos amigos, familiares e torcedores que puderam se alegrar e se informar com o grande Maceió.
Texto: Jota Amaral