O Joinville Vôlei inicia nesta sexta-feira, 25, às 20 horas, no Ginásio Poliesportivo Victor José de Carvalho, diante do Itapema Vôlei, sua caminhada rumo ao inédito título do Campeonato Catarinense 2023. No ano passado, em sua primeira participação, o clube ficou com o vice-campeonato em uma decisão super disputada contra Blumenau.
Para a estreia no Catarinense 2023, o técnico Pedro Uehara, o Peu, terá quase todo o grupo de atletas à disposição. A única ausência é a do ponteiro Henrique Honorato, que serve à Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano e, em seguida, no Pré-Olímpico.
Mas o torcedor terá bons motivos para assistir ao time em quadra nesta sexta-feira. Além de manter a base campeã da Superliga B – continuam no clube os opostos Bisset e Wallaf; o levantador Cesinha; os ponteiros Gui Hage e Daniel; e os centrais Glauber e Robert -, o clube trouxe reforços importantes.
Um deles é o central Michel Saraiva, que estava na equipe do São José (SP) na temporada passada e foi destaque da Superliga A como segundo melhor bloqueador da competição. Também se incorporaram ao time nesta temporada o líbero Tiago Brendle, que veio do Blumenau; o central Thales Falcão, que defendeu o Sport Lisboa e Benfica, de Portugal; os ponteiros Lima, ex-Vôlei Renata, e Leozinho, ex-Montpellier, da França; o levantador Rhendrick, que estava no Minas; e o líbero Luiz, ex-Niterói.
Para o técnico Peu, o time está confiante para a estreia no Estadual e a expectativa é começar bem a competição.
– O Itapema é um time jovem, voluntarioso e a gente precisa entrar atento em quadra e impor o nosso ritmo para não deixar o adversário crescer – afirma Peu.
O Joinville Vôlei iniciou os trabalhos visando a temporada 2023/24 no dia 3 de julho. Desde então, o grupo treinou cinco dias por semana, quase sempre em dois turnos, para aprimorar as partes física e técnica. Nos dias 4, 5 e 6 de agosto, a equipe disputou três amistosos seguidos contra a Seleção da Colômbia e obteve três vitórias, duas por 3 sets a 0 e uma por 3 sets a 2. Os jogos foram realizados em São Bento do Sul e Joinville.
– Os amistosos contra a Colômbia foram testes importantes para dar ritmo ao time. Agora é outra história. Esperamos fazer uma boa fase de classificação, chegar bem na semifinal e depois disputar o título. Esse é o nosso foco – completa o treinador.
Renovação com patrocinadores
O sucesso do Joinville Vôlei na temporada passada, com a conquista do título da Superliga B e o acesso para a elite do voleibol nacional, foi alcançado graças ao apoio incondicional de patrocinadores e apoiadores.
Agora a história se repete. Renovados por mais uma temporada estão o Grupo Ascensus, Porto Itapoá, Selbetti, Sicredi, SC Gás, Consul, NG Informática, Ferramentas Gerais e Univille. Entre as empresas que estão chegando para juntar forças estão a Krona, Viqua, Eco Automação e Unimed.
Da redação.