Escapou por pouco o sonho da ‘Glória Eterna’ para o JEC/Bola na Rede. Em partida truncada na noite deste domingo, contra o atual bicampeão continental, o time joinvilense perdeu nos shoot-out’s para o conterrâneo Unicapixaba, do Espírito Santo, por 1 a 0, após empate em 1 a 1 no tempo normal da decisão, e ficou com o vice-campeonato da Libertadores de Futebol 7 2023.
A campanha do Tricolor em Montevidéu, no Uruguai, porém, superou a do ano passado, quando o time disputou a competição pela primeira vez e terminou em 3º lugar, no Rio de Janeiro. Na capital uruguaia, a equipe comandada por Dudu Silva encerrou o torneio de maneira invicta. Foram quatro vitórias e dois empates, na semifinal e final, decididos no shoot-out.
No grupo D, o JEC/Bola na Rede venceu o Tradecomex, de Londrinha-PR, os Los Jerrys, do Chile, e o Daletitos Juniors, do Uruguai, avançando como líder da chave para os playoffs. Já nas quartas, passou pelo Los Wichis, da Argentina, reencontrando o Tradecomex na semifinal. Dessa vez, o triunfo veio nos shoot-outs, contando três defesas do goleiro Jonas Junges, após empate sem gols no tempo normal. Na decisão, novamente shoot-out, mas dessa vez sem a mesma ‘sorte’ da fase anterior.
Confira abaixo como foi a campanha histórica do JEC/Bola na Rede na Libertadores 2023. Organizada pela Confederação Americana de Futebol 7, a competição reuniu 20 equipes, sendo de seis países, de 12 a 16 de abril, em Montevidéu, no Uruguai. Ao todo, foram oito representantes do Uruguai, seis do Brasil, dois do Peru, dois do Chile, um do México e um da Argentina.
Primeira Fase
JEC/Bola na Rede 3 x 2 Tradecomex (BRA)
JEC/Bola na Rede 3 x 1 Los Jerrys (CHI)
JEC/Bola na Rede 15 x 0 Daletito Jrs (URU)
Quartas de Final
JEC/Bola na Rede 3 x1 Los Wichis (ARG)
Semifinal
JEC/Bola na Rede 0 (1) x (0) 0 Tradecomex (BRA)
Final
JEC/Bola na Rede 1 (0) x (1) 1 Unicapixaba (BRA)
Texto: Thiago Borges