O Sub-20 do Nação Esportes venceu o Santa Catarina por 1 a 0 na tarde deste sábado, 15, no Estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul. Com o resultado, o Leão garantiu vaga à semifinal do Campeonato Catarinense Sub-20 Série B de forma antecipada. O Santa Catarina permanece na lanterna e sem chances de avançar. Apesar da vitória, o jogo foi marcado pela confusão no final.
O gol da partida foi marcado aos 16 minutos do primeiro tempo através do meia Hugo após assistência do lateral-direito Scottini. O Nação ainda teve um jogador expulso e um reclamou da não marcação de um possível pênalti e de gol, que segundo o clube teria sido mal anulado. Com o Santa Catarina pressionando, o Leão segurou o resultado diante da equipe de Rio do Sul.
– Graças a Deus fui abençoado com o gol, toda a equipe trabalhou muito durante a semana para buscar o resultado e hoje fui feliz com o gol. Feliz pela classificação e pela vitória. Cada jogo é uma guerra e vamos por mais – disse o autor do gol da vitória.
Confusão e invasão após a partida
Ao final dos 90 minutos, enquanto os jogadores do Nação comemoravam a classificação dentro do gramado, uma confusão se armou. Alguns jogadores do Santa Catarina partiram para agressão e cerca de 50 torcedores invadiram o campo de jogo. A Guarda Municipal de Rio do Sul precisou intervir para conter o tumulto.
Um dos jogadores do Nação, o lateral-esquerdo Klayver, registrou boletim de ocorrência depois do ocorrido por ter sofrido uma tentativa de agressão. O assessor de imprensa do Auriazul, Bruno Abdala, recebeu um tapa no celular do jogador Ryan, do Santa Catarina, enquanto gravava a confusão. A torcida da equipe rio-sulense ainda atirou latas e copos na direção dos atletas e comissão do Leão, que só conseguiram refúgio no vestiário, protegido pela Guarda Municipal.
O coordenador técnico do Nação, Kokan Gonçalves, se manifestou ao final da partida e ressaltou a importância da vitória e da classificação, mas lamentou o ocorrido e espera que a Federação Catarinense de Futebol (FCF) coiba este tipo de acontecimento de forma enérgica. Até às 22 horas deste sábado a súmula da partida não estava disponível no site da FCF.
– O Nação fez uma grande partida, conseguiu a classificação e os três pontos para jogar a fase final do campeonato. É lamentável o que aconteceu. A gente teve a proteção da Guarda Municipal da cidade, diante da invasão dos torcedores. Saímos traquilos, ninguém machucado, o pessoal deu a segurança necessária para a gente. Mas esperamos que isso não aconteça mais e que a Federação tome uma atitude – disse Kokan.
Próximo desafio
O Auriazul volta a campo no próximo sábado, 22, às 15h, diante do Caçador, no CT Nação. Com a classificação garantida, o objetivo na última rodada da primeira fase é buscar a liderança da competição. O Leão está atrás apenas do Carlos Renaux, por conta dos critérios de desempate, uma vez que a equipe de Brusque tem um saldo de gols maior.
Assista o vídeo da confusão abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Texto: Jota Amaral