O futsal deverá passar por mudanças significativas ainda nesta temporada. Em assembleia realizada na semana passada, durante a disputa da Uefa Euro Futsal, na Eslovênia, a Fifa – entidade que rege o futsal desde 1989 – aprovou alterações nas regras da modalidade. Entre elas, uma bastante polêmica, que permitirá a cobrança de laterais e escanteios com as mãos. As novas regras ainda devem ser homologadas.
Além desta, outras três mudanças foram aprovadas pelo órgão regente do futebol e futsal:
– O uso do goleiro-linha (quinto jogador) se limitará apenas à equipe que estiver perdendo;
– Goleiros não poderão lançar a bola diretamente ao ataque (ela deve bater no campo de defesa ao menos uma vez antes de ultrapassar a linha do meio-campo) – essa regra já existia nos anos 90, quando a bola era mais pesada;
– As decisões por pênaltis em jogos eliminatórios deverão ter cinco batedores por equipe, assim como ocorre no futebol de campo, e não três, como atualmente.
O Brasil foi representado na reunião pelo presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Marcos Madeira, que se posicionou apenas contra a regra da cobrança de laterais. A Fifa alega que esta medida poderá contribuir para o aumento do número de gols em partidas de futsal.
Texto: Thiago Borges
Foto: Juliano Schmidt/JEC Futsal