Com dois gols sofridos até os 16 minutos do primeiro tempo, o Joinville perdeu por 2 a 0 para o Atlético-GO e foi eliminado da Copa do Brasil na última quinta-feira. Mesmo jogando em casa, o time não conseguiu se impor e foi completamente dominado pelo Dragão.
Com o revés, o JEC completou cinco partidas seguidas sem vitória na temporada. Fato que acendeu uma luz vermelha entre jogadores, comissão técnica e diretoria. Mas não é só isso. Nos últimos cinco compromissos, o Tricolor teve a meta vazada quatro vezes nos primeiros 15 minutos de jogo.
Capitão da equipe, Edson Ratinho disse, em entrevista nesta sexta-feira, no CT Vilson Florêncio, estar incomodado com apatia que o time tem entrado em campo e lembrou postura oposta do elenco de 2014 – campeão brasileiro da Série B.
– Uma das coisas que mais está nos incomodando é a questão do nosso início de jogo. Nível de concentração, competitividade […] Tem que ser todo mundo. Todo mundo tem que entrar ligado pra que a gente não cometa o mesmo erro. Desde o jogo da Chapecoense, as equipes estão sempre tendo as primeiras oportunidades de fazer gol na gente. E eu sempre comento com alguns atletas que o diferencial da nossa equipe de 2014 eram nossas atitudes. Cinco minutos de jogo, já tínhamos colocado uma bola na trave e cinco, seis escanteios. É isso que precisamos resgatar. Quando se entra com esse espírito, tu já mostra para o adversário que vai ser difícil. Isso é postura de uma equipe que está jogando um jogo decisivo. Nível de concentração tem que estar lá em cima.
O Joinville tem agora pela frente duas partidas decisivas pelo Campeonato Catarinense. Em busca da classificação à próxima fase, o Tricolor recebe o Brusque neste domingo, e depois visita o Hercílio Luz, quarta-feira.
Para o experiente lateral de 34 anos, o time tem que virar a página. Assimilar as derrotas, mas focar nas ‘decisões’ que tem pela frente.
– Emocionalmente a gente abala, não tem como. A confiança vai baixando um pouco. Mas temos que ter maturidade para assimilar tudo isso e reverter o quanto antes. Agora é página virada. Esquece Copa do Brasil. Temos uma decisão para encaminharmos nossa classificação e na última rodada buscarmos uma colocação entre os quatro, pra depois termos a vantagem da Arena (nas quartas de final).
Com 12 pontos em nove jogos, o JEC está em sexto lugar no Estadual e garante vaga na próxima fase com uma vitória diante do Brusque, neste domingo, às 16h, na Arena. Em caso de derrota, por usa vez, pode deixar a zona classificação a uma rodada do fim.
Texto: Thiago Borges
2 Comments