A Portaria 417 publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (18) traz uma novidade para o esporte amador em Santa Catarina: “autorizado o treino com bola”. Apesar de não estar explicito no texto, significa que os treinos coletivos estão liberados em todo território estadual. Em Joinville, porém, a medida depende de aprovação.
Segundo a superintendente Vigilância em Saúde do Estado, o documento que altera a portaria 272, em vigor desde 27 de abril, autoriza as atividades para atletas profissionais e amadores vinculados a clubes desportivos, que de fato realizam treinamentos regulares. Não vale para escolinhas de futebol ou campos de futebol society.
– Os atletas de alto rendimento precisam manter e realizar os treinamentos para garantir as condições físicas necessárias – destaca Raquel Ribeiro Bittencourt.
Ela ainda reforça que “continuam valendo as medidas de proteção e segurança que devem ser aplicadas pelas associações e clubes aos quais esses atletas estão ligados”.
Vale lembrar que antes a ‘lei’ permitia apenas atividades com regras de distanciamento social e limite de jogadores por horário.
AQUI AINDA NÃO!
Apesar da normatiza entrar em vigor a partir da data da publicação, a prática de treinamentos coletivos seguem vetados em Joinville. É preciso de liberação dos órgãos competentes locais, que têm autonomia nas ações de retomada das atividades em sua região.
Segundo o secretario de Saúde de Joinville, o assunto será definido até o início da próxima semana.
– Ainda não liberamos. Vamos normatizar na segunda. Até lá definimos – disse Jean Rodrigues da Silva, dando a entender que o município deve acatar a decisão.
O JEC/Krona Futsal é um dos clubes que monitora a situação de perto. Nesta sexta-feira, a Federação confirmou o início do Campeonato Catarinense para o dia 8 de julho – daqui a três semanas. E o time pretende poder realizar treinos prevendo situações de jogo a partir da próxima semana.
Pode soar estranho, mas o futsal, mesmo que na categoria adulta, de alto rendimento, é considerado amador.
Texto: Thiago Borges