O ala joinvilense Jefferson Socas, do Blackstar, recebeu na noite desta terça-feira (10) no Rio de Janeiro, o Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta do ano na modalidade Basquete 3×3. Em 2019, Socas chegou a deixar o Joinville quando disputava o NBB para se dedicar a modalidade, que estreia nas Olimpíadas de Tóquio, no ano que vem.
Pela seleção brasileira, Socas se destacou no Mundial da Holanda e em outras competições internacionais ao longo da temporada. O jogador integrou a delegação brasileira que disputou os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Após alguns meses na capital paulista se dedicando exclusivamente ao 3×3, Socas acertou com o Blackstar para disputar o Campeonato Brasileiro da CBB. De olho na vaga olímpica, o ala vai conciliar as duas modalidades.
Em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Basquete, o jogador falou sobre o prêmio. “Foi uma emoção muito grande. Para mim é uma honra imensa receber um prêmio desse. Nunca imaginei ser o melhor do ano. Consegui trazer a minha família para prestigiar. São parte importante da minha história, nunca deixaram de me assistir. E o pessoal da comissão do 3×3, todos os jogadores que estive ao lado, meus companheiros de equipe que joguei, o prêmio é deles também. Sem o passe deles, a dedicação deles, isso não seria nada. Esse prêmio é da equipe”, afirmou.
Com o Blackstar, Socas seguirá sua preparação para o campeonato nacional, que tem início previsto para a primeira semana de fevereiro.
Texto: Vitor Forcellini