O novo estatuto do JEC, definido no fim de janeiro, prevê uma mudança importante no calendário eleitoral do clube. Antigamente, as eleições estavam previstas para o decorrer do ano, normalmente a partir de abril, quando se encerravam os mandatos de dois anos. Agora, a eleição da diretoria executiva está prevista entre o período de 1º de novembro e 10 de dezembro.
A coluna apurou que há um acordo e o presidente Vilfred Schapitz abrirá mão de seu mandato, que não terá completado dois anos, para se adequar ao novo estatuto do clube. Ou seja, no fim deste ano, haverá uma nova eleição e o Joinville poderá ter um novo presidente caso Vilfred não almeje a reeleição.
Por enquanto, não há nomes interessados, mas articulações são feitas por alguns conselheiros para encontrar uma pessoa identificada com o clube e sem vínculos com os últimos grupos que comandaram o clube – desde 2008, Marcio Vogelsanger, Nereu Martinelli, Jony Stassun e Vilfred Schapitz representaram uma mesma ala, embora em momentos diferentes e com filosofias de trabalho alternativas. Nereu, Jony e Vilfred fizeram parte de uma mesma diretoria, por exemplo
Se for eleito um novo presidente, ele será o décimo presidente da história do JEC. Antes, passaram pelo clube Waldomiro Schützler, Vilson Florêncio, Marcio Vogelsanger (duas vezes), Irineu Machado, Alberto Mauro Bartholi, Adelir Alves, Nereu Martinelli, Jony Stassun e Vilfred Schapitz.
Texto: Elton Carvalho
Foto: Divulgação