O joinvilense Gustavo Henrique Soares, 12 anos, brilhou no Campeonato Brasileiro de Patinação de Velocidade, disputado neste final de semana, em Sertãozinho-SP. Além de conquistar quatro medalhas de ouro, o patinador mirim faturou o prêmio de Melhor Atleta da competição.
Gustavo subiu no lugar mais alto do pódio nas provas Tiro de 200 metros, 3 km por pontos, 800 metros por baterias e 800 metros por baterias.
Além dele, Gillyan Soares, 34 anos, também de Joinville, integrou a equipe catarinense na competição. A melhor colocação de Gillyan foi um 4º lugar. Mas seu desempenho foi fundamental para que a equipe catarinense conquistasse o 2º lugar na categoria Master.
Na classificação geral, Santa Catarina ficou com o 3º lugar, considerando os resultados de todas as categorias.
“Foi uma conquista história para nosso Estado! Com nove atletas, essa foi a maior delegação já levada a um Campeonato Brasileiro. Além disso, conseguimos o melhor desempenho coletivo de todos os tempos e 20 medalhas individuais”, avalia Gillyan.
A competição também serviu de seletiva para o Mundial da Holanda e para os Jogos Pan-Americanos, que será realizado no Peru, em 2019. Com o bom desempenho no interior de São Paulo, três atletas catarinenses estão sendo contados para representar o Brasil no Mundial.
A próxima etapa do Brasileiro será disputado em Setembro.
Futuro Promissor
No mês passado, Gustavo também conquistou a Maratona Internacional de Patinação de Velocidade, disputada em em Curitiba-PR.
CONQUISTAS DOS JOINVILENSES NO BRASILEIRO
Individual
Gustavo Henrique Soares: campeão nas provas Tiro de 200 metros, 3 km por pontos, 800 metros por baterias e 800 metros por baterias.
Coletiva
3° Lugar Geral por Equipe
2° Lugar por Equipe – categoria Master
Texto: Thiago Borges
Foto: Divulgação