Superação! Essa pode ser, certamente, a palavra mais apropriada para descrever a sensação dos 40 nadadores que participaram do 1º Desafio Paralímpico de Águas Abertas, na praia do Grant, em Barra Velha (SC), na manhã do último domingo, dia 30. O evento marcou o encerramento da primeira edição da Semana Paralímpica de Joinville.
Os paratletas, com variados tipos de deficiência – síndrome de down, intelectual, física, visual ou auditiva -, deram exemplos de persistência, amor e felicidade ao concluírem a prova, contagiando organizadores, apoiadores, pais, amigos e as pessoas que passavam pelo local e pararam para acompanhar. O percurso de 800 metros, entre a orla da praia e a ilha, se tornou ainda mais difícil por conta da chuva que caiu um dia antes e deixou o mar agitado, mas nem isso foi motivo para que os competidores não entrassem na água.
Ao fim da competição, organizada pela Associação Paralímpica de Joinville junto com o Grupo de Travessias, o sentimento era de gratidão. A experiência em mar aberto pode ter sido única para muitas das pessoas com deficiência. Isso porque as provas no mar exigem um nível de cuidado maior e diferente de acordo com a deficiência de cada um.
SEMANA PARALÍMPICA
A 1º Semana Paralímpica de Joinville foi realizada de 22 a 30 de setembro e contou com uma série de atividades na cidade, entre elas um festival de natação, demonstrações de paracanoagem, palestras e avaliações físicas.
Texto: Thiago Borges
Foto: Divulgação/APJ