João Victor Loureiro, atleta da RS Tennis, de Joinville, foi vice-campeão do torneio mundial juvenil de Itajaí (SC), no último fim de semana, em evento realizado sobre o piso de saibro.
Loureiro venceu quatro partidas na semana e na final foi superado diante do paranaense Márcio Silva por 3/6 6/2 e 6/2. Com o desempenho, ele deu um salto de 17 posições e pela primeira vez atingiu o top 200 mundial com o 188º lugar. João tem apenas 16 anos e joga a primeira temporada completa na categoria mundial até 18 anos.
A partir desta terça-feira, dia 8, ele disputa a Copa Guga Kuerten, em Florianópolis, onde é o cabeça de chave 1. Seu adversário é Marcelo Romboli Filho em jogo que ocorre no fim da manhã.
– Foi uma semana boa em Itajaí, escapou um pouco na final, mas faz parte, muito aprendizado. Agora na Copa Guga treinei bem hoje e vou com tudo para essa semana – disse Loureiro, que é o atual campeão da categoria 16 anos.
Já no Rio de Janeiro, Pedro Boscardin Dias voltou a sorrir após cinco meses. Com uma lesão no punho que o afastou por mais de três meses das competições, o joinvilense havia disputado apenas dois torneios nesse período e ontem venceu no qualifying do future que distribui US$ 25 mil em premiação e é jogado no saibro.
Boscardin, também de 16 anos, derrotou Gabriel Ciro da Silva por 6/4 e 6/2 e volta a jogar nesta terça-feira em torno de 12h30 contra o paulista Fernando Yamacita por vaga na chave principal. Para somar seus primeiros pontos no ranking mundial, o catarinense precisa passar à chave principal e vencer ao menos uma rodada.
A dupla e treinada pelo Ricardo Schlachter, técnico que trabalhou com Ricardo Mello quando o campineiro conquistou o título do ATP 250 de Delray Beach, nos Estados Unidos, em 2004, e foi top 50.
Edição: Thiago Borges