
Com muitas incertezas, o JEC recebe o vice-líder Santa Catarina neste domingo, às 18h, na Arena, pela 10ª rodada do Campeonato Catarinense. Depois da derrota para o lanterna Hercílio Luz fora de casa, o Tricolor entra em campo extremamente pressionado.
O time está fora da zona de classificação e pode terminar o fim de semana na zona de rebaixamento do estadual a uma rodada do fim. Assim como uma vitória pode afastar de vez o fantasma da Série B e coloca a equipe novamente na briga por classificação e vaga na Série D de 2026.
Entretanto, para encarar a “sensação” do campeonato, Hemerson Maria tem problemas para escalar a equipe, principalmente no sistema defensivo. Capitão e titular absoluto, Naldo recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática. O volante Breno Santos, que já ficou de fora do jogo da última quinta-feira com estiramento no joelho, ainda não tem condições de voltar. Por outro lado, Guti, após desfalcar o time em Tubarão com lesão no músculo da coxa, é cotado para reassumir sua posição na zaga.
O JEC tem ainda duas novidades entre os relacionados para o duelo. Recém-contratado, o meia-atacante Marcinho está regularizado e vai estar à disposição do técnico tricolor pela primeira vez. Além disso, o clube solicitou o retorno do zagueiro Vitão, de 21 anos, ao ABC-RN, para encopar as opções na defesa.
JEC (provável): Bruno Pianissola; Danilo Belão, Guti (Carlos Alexandre), Léo Rigo e Ernandes; Vini Paulista e Yale; Lucas de Sá, Júlio César e Danilo Matielo; Cristian Renato.
Com 10 pontos em nove jogos, o Joinville ocupa o 10º lugar no estadual – é primeiro time fora da zona de rebaixamento, a um ponto do Z-2 e do G-8. Já o Santa Catarina é a grande surpresa da competição. Com a base da equipe vice-campeã da Série B do ano passado, o representante de Rio do Sul é o vice-líder, com 16 tentos somados. Em nove jogos, são quatro vitórias, quatro empates e apenas uma derrota — o revés foi na estreia contra o Avaí, na Ressacada.
Com uma campanha alucinante, a Águia do Vale, comandada pelo técnico Ademir Fesan, já garantiu permanência na elite e se consolidou para garantir uma das duas vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano.
Texto: Thiago Borges
