Nesta quinta-feira (12), seguindo a orientação da Federação Internacional de Basquete (FIBA) – órgão maior da modalidade no mundo -, a Confederação Brasileira de Basketball decidiu adiar o início do Campeonato Brasileiro, programado para a próximo domingo (15). A medida visa evitar que atletas, comissões técnicas, profissionais da área e torcedores tenham a saúde exposta após o surto do COVID-19, o novo coronavírus.
Segundo a CBB, ainda não há previsão para o começo da competição. O órgão “irá monitorar junto às entidades nacionais de saúde as informações sobre o avanço do vírus e seu controle dentro do Brasil e seguirá todos os protocolos solicitados pelo Ministério da Saúde, Governo Federal e também FIBA. E só então anunciará ao público as novas datas do começo do torneio profissional, que tem seu término previsto para julho com o Final Four”.
A suspensão afeta diretamente os times joinvilenses, que, com isso, ficam sem calendário para os próximos dias. As estreias do Blackstar e do Basquete Joinville no Campeonato Brasileiro estavam agendadas para os dias 18 e 20 deste mês, respectivamente. No momento, não há outra data.
Além disso, a dupla disputaria um torneio preparatório nesta sexta e sábado, em Jaraguá, com a presença de Brusque e Blumenau – outros dois representantes do estado no campeonato nacional. Mas a competição também foi suspensa nesta tarde pela Federação Catarinense de Basketball, seguindo as orientações em cadeia.
A tendência é que nos próximos dias as diretorias do Basquete Joinville e do Blackstar discutam um novo planejamento para seus elencos, que já se encontravam em reta final de preparação.
Texto: Thiago Borges