Contratado recentemente pelo JEC/Krona Futsal, o ala/fixo Rafinha, falou com exclusividade ao Esporte Joinville sobre a sua chegada, readaptação ao futsal brasileiro e como ele avalia esse início de trabalho do elenco com o técnico Cassiano Klein.
Natural de Blumenau e com boa parte da carreira no futsal atuando em clubes do Vale, Rafinha, de 30 anos, esteve fora do país na última temporada e vestiu as camisas do Caspy Futsal (Cazaquistão) e o Noia Portus (Espanha). Neste retorno ao Brasil, atuando pelo Joinville, o jogador reconhe algumas difenças entre os estilo de jogo europeu e brasileiro, e elogia a estrutura do seu novo clube.
“Existem algumas diferenças mais visíveis, mas as principais são: as ideias de jogo preconizadas pelos treinadores e a intensidade dos treinamentos, além do fato de que o JEC/Krona possui um dos melhores staffs do Brasil, fruto do profissionalismo da gestão do clube”, comenta.
Antes da mudança para a europa, o fixo atuou em uma temporada no Cascavel sob o comando do técnico Cassiano Klein, juntos eles foram campeões da Liga Nacional de Futsal em 2021. Para Rafinha, ter atuado com o novo técnico do Joinville ajuda no processo de adaptação agora.
“Adaptação está sendo muito boa. Ter trabalhado em 2021 com o Cassiano facilita a readaptação a sua filosofia agora no JEC/Krona. Estou muito feliz com essa nova experiência”, explica.
Nos bastidores é comum ouvir comentários sobre a alta intensidade dos treinos aplicados por Cassiano. Mesmo na fase inicial de preparação, os jogadores têm percebido uma mudança. Porém, Rafinha revela que há um compromisso de todo o elenco para atingir os objetivos traçados para a temporada.
“O clima do grupo está excelente, todos focados e comprometidos com a evolução no dia a dia, e é essa preparação que vai nos dar confiança para disputar todos os títulos possíveis na temporada, começando já neste mês com a Copa Gramado”, conclui.
O Joinville disputa a Copa Gramado entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, no Rio Grande do Sul. O torneio serve como preparação para a temporada. Este ano, serão oito equipes na disputa, sete com presença na Liga Nacional, todas confirmadas: o Gramado, que é anfitrião, e Magnus (SP) , Carlos Barbosa (RS), Atlântico (RS), Pato (PR), Minas e Praia Clube (MG). Em 2022, o Joinville disputou a competição e foi eliminado pelo Carlos Barbosa.
Texto: Jota Amaral