O Joinville Vôlei vai estrear na Superliga B no dia 21 de janeiro, fora de casa, contra a equipe do Niterói (RJ). A tabela de jogos e o regulamento da competição foram confirmadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) nesta segunda-feira (26). A Superliga B é a divisão de acesso da elite do voleibol nacional. Dez times entram na disputa e apenas dois garantem o acesso.
A estreia do Joinville Vôlei acontece no dia 21 de janeiro (sábado), às 19h. Depois, no dia 28 (sábado), às 19h, o time encara a Aprov/Chapecó, em Chapecó. A primeira partida em casa ocorrerá apenas no dia 4 de fevereiro (sábado), às 20h, contra o Monte Carmelo (MG).
Na primeira fase da competição, cada equipe disputará nove jogos. Os times que subiram da Superliga C, como é o caso do Joinville, campeão da seletiva na região Sul, atuam quatro partidas diante da sua torcida e cinco partidas fora de casa.
O Joinville jogará em casa mais três vezes na primeira fase: diante do Minas Tênis (MG), no dia 16 de fevereiro (quinta-feira), às 20h; contra o Goiás Vôlei (GO), no dia 4 de março (sábado), às 20h; e diante do Vôlei Futuro (SP), no dia 8 de março (quarta-feira), véspera de feriado municipal, às 20h.
Fora de casa, o Joinville enfrentará o Manaus Vôlei (AM), no dia 11 de fevereiro (sábado), às 19h30; o Neurologia Ativa (GO), no dia 25 de fevereiro (sábado), às 19h; e o Araucária Vôlei (PR), no dia 11 de março (sábado), às 19h.
De acordo com o regulamento da Superliga B, os quatro primeiros colocados na primeira fase avançam para a fase semifinal. A definição dos finalistas se dará em uma melhor de três jogos.
Na primeira rodada da semifinal, no dia 17 de março (sexta-feira), o 4º colocado enfrenta o 1º e o 3º colocado encara o 2º. Depois, no dia 23 (quinta-feira), os mandos de quadra se invertem. Se uma das equipes conquistar duas vitórias, ela passa para a final sem precisar jogar o terceiro jogo.
Mas se houver uma vitória para cada equipe, o terceiro confronto será necessário e acontecerá no dia 26 (domingo), no mesmo local do segundo jogo. Tanto os jogos da segunda rodada das semifinais quanto os da terceira (se necessário) serão transmitidos pelo canal SporTV. As disputas do terceiro lugar e a final terão jogo único e estão programadas para o dia 30 de março (quinta-feira), em horários alternados e com transmissão pelo SporTV.
É importante lembrar que a equipe do Minas Tênis Clube já faz parte da Superliga A e vai disputar a Superliga B com o mesmo CNPJ, tendo um time de jovens das categorias de base. Por isso, se o Minas chegar à final, a definição do segundo time na elite na próxima temporada sairá do duelo válido pelo terceiro lugar.
Quais são os times participantes:
Joinville Vôlei (SC)
Goiás (GO)
Manaus (AM)
Monte Carmelo (MG)
Minas Tênis (MG)
Aprov/Chapecó (SC)
Neurologia Ativa (GO)
Niterói (RJ)
Araucária (PR)
Vôlei Futuro (SP)