Joinville foi confirmada como cidade-sede da Taça Brasil de Clubes 2022, a mais tradicional competição de futsal no país. O torneio será realizado no Centreventos Cau Hansen, de 14 a 20 de agosto. Desta forma, por sediar o campeonato, o JEC/Krona Futsal ganha o direito de entrar na disputa e está confirmado entre as dez equipes que vão brigar pelo título.
O anúncio da cidade-sede foi feito nesta terça-feira (18) pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), responsável pelo torneio. Esta será a 49ª edição da Taça Brasil e a segunda realizada em Joinville. A primeira foi em 2012, quando o tricolor ficou com o vice-campeonato, caindo para o Minas na decisão. A disputa, na época, ocorreu no Ginásio da Univille – antiga casa do JEC Futsal.
Diretor de futsal do JEC, Valdicir Kortmann revelou que era um desejo antigo voltar a “sediar um grande evento da modalidade na cidade”, mas que tudo passava por uma “avaliação criteriosa para atender todos os requisitos de receber uma competição de alto nível”.
– Foi com muita alegria que recebemos nesta semana a confirmação da escolha por Joinville, que tem um clube sustentável e profissional, uma torcida apaixonada e uma cidade fantástica, referência no Sul do Brasil, no âmbito econômico, esportivo e cultural, ou seja apta para sediar a competição mais tradicional do salonismo brasileiro. Temos certeza que esses ingredientes farão da Taça Brasil de Clubes 2022 um dos maiores eventos esportivos já realizados nessa cidade – disse o dirigente.
Em casa, o Joinville vai em busca do terceiro título da Taça Brasil, conquistada em 2011 e 2017. O torneio é uma das formas de tentar chegar à Taça Libertadores da América de Futsal, já que campeão ganha o direito de disputar a Supercopa do Brasil, competição que define o representante brasileiro no principal torneio continental.
Texto: Thiago Borges