O Joinville Esporte Clube já está focado na disputa do Campeonato Catarinense de 2025, que terá um novo formato devido à redução no número de datas no calendário do futebol brasileiro. A mudança, anunciada pela Federação Catarinense de Futebol (FCF), traz impacto direto na estrutura da competição estadual. A reunião, que decidiu pela nova fórmula da competição, ocorreu na sede da FCF, em Balneário Camboriú, na última terça-feira (19).
Além do Tricolor, estarão na disputa do Catarinense 2025 as equipes do Avaí, Barra FC, Brusque, Caravaggio, Concórdia, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Hercílio Luz, Marcílio Dias e Santa Catarina.
Segundo Darthanhan Oliveira, presidente do JEC, o campeonato contará com 14 datas, mantendo a disputa entre os 12 clubes em turno único. Contudo, a principal alteração está na fase eliminatória: apenas os quatro melhores colocados avançarão para as semifinais, disputadas em partida única. A decisão do título, no entanto, será em jogos de ida e volta. “A retirada das quartas de final, por falta de datas e de calendário, foi a decisão mais votada”, destacou Oliveira, lamentando a mudança. O dirigente reforçou a confiança no elenco para o próximo ano.
– O JEC continua a preparação para a competição, porque a gente tem um time consistente ano que vem. Agora brigamos pelo G4, tentando fazer o melhor campeonato catarinense possível, já com foco na Série D do Campeonato Brasileiro, que começa em seguida – afirmou.
Assim como o regulamento do Catarinense, a Recopa também sofrerá mudanças na próxima temporada. O duelo entre o campeão Estadual, Criciúma, contra o campeão da Copa Santa Catarina, Concórdia, durante a primeira fase do campeonato. Ou seja, o duelo valerá pontos para o Catarinense, mas também definirá o título da Recopa Catarinense. Em caso de empate, cada time somará um ponto no Estadual e a taça será definida nos pênaltis.
Copa do Brasil
As vagas de Santa Catarina na Copa do Brasil de 2026 serão distribuídas da mesma maneira que nesta temporada: duas vagas para os finalistas do Catarinense e uma para o campeão da Copa Santa Catarina. O método de classificação para a Série D também não sofrerá alteração: três vagas para os melhores times colocados que não disputarão as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro em 2026.
Da redação.